Duas remessas do imunizante foram recebidas pelo governo Estadual na noite de terça-feira, 20 Foto: Arquivo Ibiá

Montenegro ainda espera receber diluentes necessários; na região cidades já iniciaram agendamento

O governo do Rio Grande do Sul distribuiu para os 497 municípios do Estado 101.628 doses da Pfizer destinadas a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Esse público teve a autorização por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do imunizante da Pfizer.

O envio de novas doses por parte do governo do Estado na tarde de quarta-feira, 22, criou a expectativa de iniciar nesta quinta, em Montenegro, a imunização dos adolescentes. Mesmo com 210 doses recebidas, o município não pode iniciar a aplicação, pois o governo Estadual não enviou os diluentes necessários para as vacinas.

A secretária da saúde, Cristina Reinheimer, lamenta o adiamento e vai pressionar o Estado para que os diluentes sejam enviados no menor prazo possível. A responsável pela primeira coordenadoria regional de Saúde, Ane Beatriz Mantal, explicou a Rádio Ibiá Web que os diluentes não foram entregues pela Central de Armazenamento e Distribuição do Estado. Ela projeta que até esta sexta-feira, 23, as cidades serão chamadas para retirar o produto e as seringas na ‘central de frio’ da coordenadoria.

A discussão a respeito do diluente é ainda mais ampla. A Secretaria de Saúde do Estado, através de sua assessoria de imprensa, enviou e-mail no qual informa que, na última remessa de vacinas da Pfizer, foi o Ministério da Saúde que não forneceu os diluentes.

Todavia, o órgão tem ainda estoque do insumo, que teria sido enviado nos quantitativos necessários a todas as coordenadorias de saúde. Mas a exceção foi justamente os municípios da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, reiterando que, em breve, eles estarão recebendo os quantitativos necessários de ampolas de soro fisiológico. A Secretaria afirma ainda que conseguiu este diluente através de empréstimo, que também vai suprir necessidades dos municípios da Região Metropolitana.

Região já se organiza para vacinação

Nos municípios da região a vacinação dos adolescentes já está sendo agendada. A Secretaria da Saúde de São José do Sul, recebeu 12 doses do imunizante Pfizer/BioNTech para começar a imunização dos adolescentes, e iniciou o processo de agendamento.

Brochier recebeu 18 doses referentes a esse grupo, e também esta agendando. Aqueles que se enquadram podem entrar em contato pelo 36973073 ou pelo Whatsapp 51992452543.

Para Pareci Novo foram destinadas 10 doses, e a expectativa é que a agenda para a aplicação já seja aberta na próxima semana. Já Maratá recebeu seis doses e ainda estuda a situação.

Confira as comorbidades para a vacinação desse público:

  • Obesidade
  • Asma
  • Doenças congênitas (raras, genéticas e/ou autoimunes)
  • Doenças hematológicas
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças neurológicas
  • Doenças endocrinológicas

Deixe seu comentário