Foto: reprodução/Freepik

A expectativa pela vinda das doses da vacina contra a Covid-19 foi frustrada em alguns municípios menores da região. Enquanto cidades já organizam as primeiras aplicações para hoje, as prefeituras de Maratá, Pareci Novo, São José do Sul e Brochier já confirmaram que, ao contrário do esperado, os imunizantes ainda não chegam nessa terça-feira, dia 19. A expectativa é que as vacinas possam ser buscadas pelas municípios, em Porto Alegre, a partir de amanhã.

Em contato com os demais gestores dentro da Coordenadoria Regional de Saúde, o secretário de Saúde de Pareci Novo, Rafael Soares de Souza, explica que houve uma priorização na distribuição das doses. Estão podendo retirar os imunizantes, na capital, primeiro os municípios que possuem hospital e/ou ala covid. Ele espera, ainda hoje, obter um cronograma oficial de retirada para saber quando que a sua cidade poderá buscar as doses de direito.

O início da vacinação contra a Covid-19 vai iniciar pelos trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais em instituições de longa permanência (ILP), pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena vivendo em terras indígenas.

Em Brochier, a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social estima que sejam 95 pessoas vacinadas nesse primeiro momento: 60 profissionais de saúde e 35 residentes de um asilo. Em Pareci Novo, a estimativa da secretaria municipal de Saúde e Assistência Social é de que em torno de 90 pessoas sejam imunizadas entre trabalhadores de saúde e idosos em ILP. A secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul estima que sejam recebidas doses para que sejam vacinadas 82 pessoas do primeiro grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Maratá não possui ILP, portanto a expectativa da secretaria municipal de Saúde é de que o Município recebe doses para imunizar 70 profissionais da área da saúde.

Deixe seu comentário