Cavalarianos do CTG Irmãos Brochier carregaram a Chama Crioula durante o desfile no município

Tradicionalismo. Desfiles e eventos em diversas cidades exaltaram a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul

A data que marca o início da Revolução Farroupilha, com os farrapos invadindo Porto Alegre para destituir o então presidente da província, também é o dia escolhido para mostrar ao restante do Brasil e do mundo o orgulho de ser gaúcho. Com esse objetivo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão dos Brochier promoveu na manhã do dia 20 um desfile pelas ruas de Brochier.

Além da artística e da campeira do CTG, participaram do momento outras nove entidades, como representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil no município – que abriram o desfile –, o grupo A Tarde é Nossa e o Jeep Motoclube Doguinhos – promotor da Trilha do Carvão, maior evento do estilo no Rio Grande do Sul. O momento foi acompanhado por diversas famílias e seguido de uma missa crioula na sede da entidade tradicionalista, que também recebeu atividades à tarde.

“A maior importância do desfile é marcar o 20 de Setembro, que é um marco na história do Rio Grande do Sul”, afirmou o patrão do CTG Rincão dos Brochier, Paulo Dahmer. Na avaliação do tradicionalista, a Semana Farroupilha em Brochier foi bastante positiva. Ele destacou como um dos melhores momentos a circulação da Chama Crioula pelas escolas. O símbolo foi levado a cada educandário pelos cavalarianos. “Não podemos deixar (a Semana Farroupilha) passar em branco. Não se pode perder essa cultura”, reforçou.

Em Pareci Novo, um desfile cívico marcou o Dia do Gaúcho. O evento, que ocorreu no Parque Municipal Júlio José Colling, contou com a participação de escolas do município. A extinção da Chama Crioula ocorreu à noite, no CTG Charla Galponeira. Porém, o parque segue até domingo, dia 23, com um Acampamento Farroupilha. No mesmo dia, haverá o 1º Desfile de Cavalarianos de Pareci Novo, que é aberto para CTGs, piquetes, prendas e peões e todas as cidades. A saída será às 9h, do Parque Municipal.

O CTG Encontro das Águas, de Maratá, realizou durante o dia de ontem uma série atividades em sua sede para encerrar a programação da Semana Farroupilha no Município. Em São José do Sul, a Noite Gaudéria, realizada na quarta-feira e marcada por apresentações artísticas do CTG Peleadores do Sul, do Grupo de Artes Essência Nativa, de alunos da rede municipal e do Grupo Instrumental de São José do Sul, e o almoço dos sócios do CTG Peleadores do Sul, promovido ontem, marcou o orgulho de ser gaúcho no município.

Deixe seu comentário