Em Pareci Novo, primeiros idosos com mais de 85 anos começaram a ser vacinados nesta quinta-feira, dia 11. Foto: Prefeitura de Pareci Novo

Dentro do grupo daqueles com mais de 80 anos há, ainda, preferência por vacinar primeiro pessoas com idade acima de 85

Com as novas doses da CoronaVac, imunizante contra o novo coronavírus produzido pelo instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, recebidas, os Municípios da região de cobertura do Jornal Ibiá determinam as estratégias para vacinar um novo grupo prioritário: idosos com mais de 80 anos.

Em Pareci Novo, a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social promoveu desde o começo dessa semana a vacinação de pacientes com mais de 60 anos acamados e mais um cuidador por paciente. Findada essa fase, iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 11, a vacinação dos idosos com mais de 80 anos.

Lauro Vendelino Evaldo Mendel, 86 anos, foi um dos primeiros idosos com mais de 85 anos a receber a vacina em Pareci Novo. Foto: Prefeitura de Pareci Novo

A solicitação é que pessoas inclusas nesse grupo efetuem cadastro junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro ligando para os números 3633-9112 ou 3633-9048 para informar o nome, data de nascimento e telefone para contato para posterior agendamento da data em que a dose será aplicada. A vacina será aplicada na UBS do Centro com a opção de o idoso ser vacinado dentro do carro.

“Será agendado, pois como vem 10 doses por frascos e tem um prazo de validade depois de aberto optamos em organizar dessa forma para que não se tenha desperdício”, destaca o secretário de Saúde e Assistência Social de Pareci Novo, Rafael Soares de Souza. Ele salienta que na imunização da população da cidade com mais de 80 anos será dada prioridade para aqueles acima dos 85 anos.

Em Brochier, a vacinação das pessoas com mais de 80 anos e que não estão acamadas também ocorrerá mediante agendamento. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3697-3073. A imunização ocorrerá na UBS do Centro. A secretária de Saúde e Assistência Social de Brochier, Mônica Aline Kerber Neis, reforça que pacientes acamados acima de 60 anos que moram no interior estão sendo vacinados de acordo com uma listagem possuída pela pasta. Já pacientes acamados com mais de 60 que morem no Centro devem ligar para a UBS para agendar uma visita.

Em Maratá, a secretaria municipal de Saúde, por meio das agentes de saúde, está fazendo um levantamento da população com mais de 80 anos que deseja receber a vacina para realizar a agenda de quando cada um deverá ser vacinado, iniciando pelos mais velhos. A aplicação da vacina ocorrerá em grupos de 10 pessoas, no Centro de Saúde.

São José do Sul também trabalhará com o agendamento para a imunização dos idosos com mais de 80 anos que queiram receber a vacina contra a Covid-19. “Já estamos realizando agendamento dos pacientes a partir de 85 anos, os pacientes a partir de 80 anos devem entrar em contato com a equipe de enfermagem do Centro de Saúde”, explica a secretária de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul, Rosimar Schley Rech. O agendamento pode ser feito por telefone através dos números 3614-8073 ou 3614-8129.

Deixe seu comentário