Brochier em alerta por proliferação do mosquito da dengue

PREFEITURA pede colaboração da comunidade no combate ao inseto

O aumento da presença do mosquito Aedes aegypti – vetor da dengue, zika e chikungunya – em Brochier deixou a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social (SMSAS) em alerta. Foram encontrados três novos focos do mosquito nas últimas visitas, e 2 pontos estratégicos também positivaram, segundo a secretária municipal, Mônica Aline Kerber Neis. “Foi um aumento muito significativo em menos de um mês, onde não tínhamos nenhum caso”, afirma.

A situação foi destacada em um comunicado de alerta publicado nas redes sociais da Prefeitura. Diante do cenário, a SMSAS reforça a necessidade de a população estar ciente dos riscos associados ao inseto e tomar medidas para evitar a reprodução e propagação do mosquito. Além disso, a pasta tem realizado algumas ações buscando amenizar a situação.

Nos últimos dias foram realizadas a fiscalização e notificação em prédios públicos e residências identificadas com focos de mosquito, visando à erradicação dos criadouros. Também foi realizada a remoção de entulhos em vias públicas para eliminar possíveis locais de proliferação e a visitação a pontos estratégicos e com maior circulação de pessoas para evitar criadouros.

Além disso, está sendo estabelecido um canal de denúncias no site da Prefeitura (www.brochier.rs.gov.br). Também está em desenvolvimento um mapa de geolocalização em tempo real, permitindo à população acompanhar as áreas de maior risco e agir de forma consciente.

De acordo com a secretária Mônica, não há casos de dengue registrados no município – o último caso confirmado foi em março de 2023 –, apenas focos do mosquito. “Continuamos fazendo o monitoramento. Fizemos essa publicação (nas redes sociais) para alertar o pessoal para eles continuarem colaborando e fazendo a sua parte”, ressalta.

O Comunicado de Risco de Dengue nº 1/2024 publicado pelo Governo do Estado no dia 2, terça-feira, com análise dos casos notificados e confirmados de dengue no Rio Grande do Sul entre o período de 3 a 30 de dezembro de 2023 mostra que a região do Vale do Caí está acima do Limite Superior Endêmico (LSE) do restante do Estado. Além do Vale do Caí, outras 10 regiões estão acima do LSE estadual.

Formas de prevenção ao Aedes aegypti
Atitudes de prevenção em relação às fases na água (ovos, larvas e pupas)
Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas;
Manter caixas d’água tampadas;
Colocar tela nos ralos de água da chuva;
Secar pneus e protegê-los da chuva;
Limpar calhas da residência;
Escovar os pratos e trocar a água dos pets;
Manter piscinas limpas e com água tratada.

Atitudes de prevenção em relação à fase adulta
Usar repelente para o corpo;
Usar repelente de ambiente;
Usar mosquiteiro em especial em pessoas acamadas e crianças;
Usar roupas que protejam braços, pernas e pés;
Telar portas e janelas das casas.

 

Últimas Notícias

Destaques