Mulheres que Brilham: Maria Helena Schüler “A escola é minha missão”

PARA MANENA, o educador deve impactar positivamente a vida das pessoas

Maria Helena Schüler Luft, diretora do Colégio São José, recebeu destaque no segmento Educação do Prêmio Mulheres que Brilham 2023, promovido pelo Jornal Ibiá. Nascida em Porto Alegre, mas tendo crescido em Montenegro, Manena – como é conhecida na cidade – teve sua trajetória marcada por sua paixão pela educação. “A escola é a minha vida. Vivo para a escola, essa é minha missão. A gente planta sementes sem pensar na colheita, mas os frutos surgem”, diz a educadora.

Maria Helena chegou a cursar Direito, mas após seis semestres mudou de planos. Ela ingressou no curso de Letras na Unisinos. A escolha pela área educacional foi algo que se desenvolveu ao longo do tempo. A mãe de Manena era professora, o que serviu de base e exemplo. Aos poucos a jovem foi descobrindo sua afinidade com a educação e encontrou seu caminho.

Com uma carreira de 33 anos, dos quais 23 foram dedicados ao São José, Maria Helena ingressou inicialmente como substituta de uma professora em 1995. Posteriormente, coordenou uma escola de idiomas antes de retornar ao São José em 1998, por convite da diretora Magali Rosa, que tinha uma missão para ela: implementar o ensino de inglês para as turmas mais jovens.

Durante sua jornada profissional, Manena também se tornou mãe. Equilibrar as responsabilidades maternas e profissionais foi um desafio, com noites mal dormidas ao cuidar de seu filho e, em seguida, saindo cedinho de casa para trabalhar. “A mulher tem que reconhecer o quanto ela pode. Temos que nos olhar, reconhecer e fazer o melhor que pudermos naquilo que gostamos”.

No final de 2007, ocorreu uma mudança na gestão do Instituto São José, e Maria Helena foi convidada a trabalhar como professora pela manhã e vice-diretora à tarde. Em 2017, ela concorreu e foi eleita diretora da instituição. Embora não tenha sido um sonho inicialmente, ela se sentiu impelida a assumir essa posição.

Maria Helena se apaixonou por tudo o que a instituição representa e pelo método de educação adotado. Ela destaca que as freiras fundadoras da instituição sempre estiveram à frente de seu tempo, enfatizando valores e questões que nem sempre eram compreendidas de imediato. Com o tempo, se torna evidente a importância do professor na vida do aluno.

Manena acredita que o trabalho na área da educação tem o poder de transformar e impactar positivamente a vida das pessoas. Destaca a importância da educação infantil como base fundamental e ressalta que cada escola tem seu DNA próprio, sendo crucial entender e valorizar essa identidade.

Na escola São José, são oferecidas oportunidades aos alunos para desenvolver habilidades como educação financeira, língua inglesa, educação tecnológica e trabalho em equipe. Além disso, valores como a empatia são tratados para ajudar os estudantes a melhor compreenderem e viverem no mundo a sua volta. “O desafio do educador é entender o quanto ele transforma, e impactar positivamente a vida das pessoas”, destaca.

Últimas Notícias

Destaques