Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Neste sábado, 12, ocorreu o 67º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em São Borja, na 3ª Região Tradicionalista. Durante o evento, foi escolhido o tema anual do tradicionalismo. Esse ano, o tema eleito com 139 votos é “Mulher Gaúcha – 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas conquistas e participações”.

Esse tema irá nortear todas as ações do movimento tradicionalista em 2019, como eventos das regiões, ações dos prendados e a Semana Farroupilha.

Tradicionalista e historiadora, Tainá Severo Valenzuela, do DTG Noel Guarany, de Santa Maria falou, durante o Congresso, sobre a importância da escolha histórica. “A mulher não participou da história. O negro não participou da história. O índio não participou da história. Eles fizeram a história. Porque no momento em que nós somos tratados como participação, significa que alguém fez a história e nós fomos ali e fizemos algumas gentilezas”, afirma.

Os outros temas que concorriam foram “Com Paixão e por Paixão, na busca do resgate e valorização de nossos antepassados” que teve 109 votos; “Todo gaúcho vem do campo – O homem do campo como substância basilar da sociedade gaúcha”, com 117 votos e “A negritude na construção sociocultural gaúcha: Uma referência a trajetória e situação do negro no Rio Grande do Sul”, com 50 votos.

O tema “O Rio Grande do Sul com suas belezas naturais, sua arte e Tradição” foi retirado de votação pelo proponente. E as duas propostas relacionadas à tecnologia e tradicionalismo (O uso das tecnologias em prol do tradicionalismo / MTG no mundo digital: e Tecnologia como ferramenta de integração e difusão de nossa Tradição, Cultura e Valores) foram juntadas, recebendo 20 votos.

Novo presidente
Ainda durante o Congresso, o presidente do MTG, Nairo Callegaro, foi reeleito para gestão 2019 da entidade. Nairo fez 553 votos e concorreu pela chapa Unindo Gerações; Elenir Winck fez 453 votos e concorreu pela De Coração pela Tradição. O mandato tem duração de um ano. Votos em branco foram dois e nulo, um.

Deixe seu comentário