FREE FLOW na RS-240 e na RS-122 devem iniciar cobrança em fevereiro quando pedágio de Portão será desativado
Os moradores de Capela de Santana que precisam se deslocar diariamente para Montenegro em função de trabalho, estudo, serviços e outras necessidades vão ter um custo elevado no pagamento do pedágio na altura do km 30 da RS-240. A cobrança no free flow deve iniciar a partir deste mês de fevereiro. A tarifa, inicialmente prevista de R$ 7,19 para automóveis, recebeu mais o acréscimo do acumulado da inflação desde janeiro de 2020, na ordem de 25%. Com isso, vai ficar em 9 reais para carros. Já para motos será de R$ 4,50 e para caminhões e ônibus entre R$ 18,00 e R$ 54,00, dependendo do número de eixos. “É muito triste. Seremos roubados”, protesta Tiago Nunes, comerciante e morador de Pareci Velho. “Vamos fazer outro protesto na semana que vem, com grandes proporções, contra o Governo do Estado e em defesa da isenção. E caso não tenha uma resposta da concessionária entraremos na Justiça com uma ação popular e vamos apelar para o Ministério Público”, completa.
Robledo Ezequiel Temp, morador de Capela de Santana, diz que algumas famílias já estão se mudando do município ou buscando outros empregos, além de moradores que estão colocando à venda suas residências e propriedades. “Os moradores de Capela foram esquecidos pelos seus representantes”, critica. “Famílias com filhos estudando em Montenegro terão de pagar quatro tarifas para ir e voltar. Vão gastar uma média de R$ 720,00 por mês ou R$ 8.600,00 por ano. Outros vão pagar mil reais mensais, ou seja, R$ 12 mil por ano para trabalhar e ter filhos estudando”, calcula.
Tiago Nunes diz que só em Pareci Velho são cerca de 600 famílias, mais em torno de cem na localidade de Divisa, outras 100 em Paquete e aproximadamente trinta na Barragem. “Isso terá um impacto direto. E além dos moradores de Capela de Santana, alerta que também a economia de Montenegro será afetada, pois é na cidade vizinha, que é maior e mais próxima, que realizam compras e busca de serviços.
Sobre o pedido de isenção, encaminhado em reunião na Câmara de Vereadores e em manifestação ocorrida junto ao local do pedágio em dezembro do ano passado, os moradores lamentam que até o momento não obtiveram resposta da Prefeitura de Capela de Santana e nem da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). “Estão alegando que por ser ano de eleição não podem fazer projeto de lei”, diz Tiago. A reportagem buscou contato com o prefeito de Capela, José Alfredo Machado; com o jurídico da Prefeitura e com vereadores, mas ninguém se manifestou sobre a solicitação de isenção, subsídio ou ações movidas na Justiça.
Prefeito de Caí anuncia asfalto em desvio
O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Cesar Campani, em entrevista ao programa Estúdio Ibiá de ontem, quinta-feira, falou dos prejuízos ao município com a instalação do free flow no km 4,6 da RS-122, no bairro São Martim. A tarifa, por ser pista dupla, será a mais alta dos novos pedágios, com R$ 12,30 para automóveis, R$ 6,20 para motos e de R$ 24,60 a R$ 73,80 para caminhões e ônibus, dependendo do número de eixos. São os mesmos valores que passaram a vigorar desde ontem no pedágio de Portão. “É claro que me insurgi contra o aumento. Fiz uma manifestação contundente contra a majoração. Infelizmente a Agergs (Agência de Regulação) levou em conta as questões contratuais, sem olhar o que acontece no mundo real”, lamentou, dizendo que provavelmente a partir da segunda quinzena de fevereiro vai iniciar a cobrança nos dois sentidos.
Em São Sebastião do Caí foi concedida isenção de um veículo por moradia ou empresa para os bairros mais próximos ao pedágio, entre eles São Martim, Conceição e Areião, com a Prefeitura abrindo mão do imposto que teria direito. “Queremos vias alternativas. Vamos fazer mais 1,700 metros na estrada de Passo da Taquara, ligando a ERS-122 em Caí com a RS-240 em Capela”, anunciou. Outra expectativa é de instalação de mais um free flow ainda neste ano, provavelmente em agosto, no trecho de Bom Princípio, o quê deverá diminuir as tarifas em Caí pela metade. “Temos que lutar para a concessionária instalar mais um ou dois pórticos. Quanto mais tiver, menor serão as tarifas”, declara. O mesmo o governador Eduardo Leite disse que deve ocorrer em outros municípios até 2025, com o pagamento de pedágio por quilômetro rodada, o quê considera mais justo. “Diante desta tarifa escorchante, temos que pressionar a concessionária e o Governo do Estado para instalar mais free flow”, conclui.
Base da CSG já funciona
Uma base de atendimento da concessionária CSG já está funcionando na altura do km 25 da RS-240, próximo ao “Morro das Antenas”, em Capela de Santana. A estrutura pode ser utilizada por motoristas e passageiros como ponto de apoio, 24 horas por dia. O espaço é adaptado para pessoas com deficiência e oferece banheiros, fraldários, área de descanso, internet wi-fi, água e totem de atendimento para acesso a diferentes serviços e informações. Inclusive na base podem ser efetuados pagamentos das tarifas, assim como estarão de prontidão as frotas operacionais da CSG, como de guincho e ambulância. Uma equipe de vigilância também monitora os equipamentos instalados no free flow, como forma de garantir a segurança do pórtico.
Quanto ao pagamento das tarifas, que deve ser feito até 15 dias após a passagem pelo pórtico para evitar multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação, a recomendação e a colocação de tag no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente, baixando o aplicativo CSG FreeFlow ou no site da concessionária, pagando por cartão de crédito ou pix. Usuários mais freuentes poderão receber descontos adicionais, entre 5 e 20%.