No município, podem se inscrever todos os cidadãos representantes de entidades, associações de bairros, entre outros Foto: Reprodução/Freepik

No início de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promoverá a segunda edição da Conferência Municipal de Saúde Mental. Desde o início do mês, servidores organizam o evento, que terá como tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A Conferência Municipal será no dia 13 de janeiro, das 8 às 17h, na Estação da Cultura. Já o evento nacional acontece em Brasília, entre os dias 17 e 20 de maio, precedido pela etapa estadual, que ocorrerá em Porto Alegre. No Estado, o evento será realizado de forma híbrida nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022. No município, podem se inscrever todos os cidadãos representantes de entidades, associações de bairros, entre outros. Para se inscrever na etapa municipal basta acessar AQUI.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Camila Anversa, a Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e para a Política Estadual da área, bem como o fortalecimento de programas e ações. “É fundamental ressaltar que as conferências municipais constituem momentos ímpares de mobilização, reflexão e debate para a análise, avaliação e formulação de políticas públicas”, ressalta. Segundo ela, no contexto atual, esses eventos são ainda mais importantes. “São relevantes por configurarem uma das práticas coletivas concretas de consolidação da democracia e da efetiva participação do cidadão na construção de uma sociedade democrática”, complementa.

Deixe seu comentário