Região 08 está há mais de dois meses seguindo os protocolos mais rígidos

O Rio Grande do Sul segue, na 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, com alto risco de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. No mapa definitivo desta semana, divulgado na tarde desta segunda-feira, 18, somente duas regiões ficaram em bandeira laranja. A Região 08 – onde está Montenegro e cidades da região – permanece na bandeira vermelha. A última vez que a região recebeu a classificação mais branda foi no dia 9 de novembro.

O Gabinete de Crise do governo Estadual reforça que os protocolos específicos para cada bandeira não eliminam a necessidade de cumprimento dos protocolos obrigatórios previstos no Distanciamento Controlado e que devem ser respeitados em todas as bandeiras. Dentre as medidas estão o uso de máscaras, distanciamento mínimo obrigatório e evitar aglomerações, além da higienização pessoal e de ambientes.

Apesar da bandeira vermelha, a R08 participa do modelo de cogestão, onde as responsabilidades pelos protocolos são divididas com os governos municipais; e por isso ela pode continuar seguindo protocolos mais flexíveis, de bandeira laranja. De 18 cidades dessa região Covid, 15 municípios utilizam os protocolos regionais. Dentre eles está Montenegro, Brochier, Maratá e Pareci Novo. O mapa definitivo tem vigência de terça, 19, até a próxima segunda-feira, 25.

Deixe seu comentário