Essa é a segunda semana seguida da R08 com protocolos mais brandos

O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira, 21, o resultado da 20ª rodada definitiva do modelo de Distanciamento Controlado. A R08 – que engloba Montenegro e alguns municípios do Vale do Caí mais Triunfo – foi classificada novamente como bandeira laranja. Devido a nova regra do Executivo Estadual, por estar a duas semanas seguidas com os protocolos mais brandos, os municípios tem a liberdade para permitir o retorno das atividades escolares e esportivas.

No 4° mês de modelo de Distanciamento Controlado do Estado, somente quatro regiões foram classificadas como bandeira vermelha. Segundo o governo, isso ocorre devido aos avanços nos indicadores de propagação da doença e de capacidade de atendimento na última semana. Entre os destaques, está a queda de 3% em internações por Covid-19 tanto nos leitos clínicos (de 803 para 778) quanto nos de UTI (713 para 693).

Nesta rodada, o mapa preliminar recebeu oito pedidos de reconsideração por parte de municípios e de associações regionais. Houve uma redução de 74% no número de pedidos de reconsideração desde a 7ª rodada, quando foram encaminhadas 30 solicitações.  O número que estava variando e chegou a atingir 67 pedidos na 8ª rodada diminuiu drasticamente a partir da 14ª rodada do modelo, quando o sistema de cogestão teve início. A vigência das bandeiras da 20ª rodada começa à 0h de terça-feira, 22, e se encerra às 23h59 de segunda-feira, 28.

Novas liberações

Com a bandeira laranja está a duas semanas consecutivas, os municípios da Região 08 têm novas liberações por parte do governo do Estado. Já nesta segunda-feira, 21, as aulas da Educação Infantil já poderiam ser retomadas, além disso, seguindo o cronograma do governo também fica permitida a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico.

Essa liberação não engloba a rede estadual de ensino, cuja previsão de retorno é dia 13 de outubro. Prefeitos dos municípios que entenderem que não há condições para reabrir escolas podem mantê-las fechadas. Pais e instituições de ensino também têm autonomia para manter as crianças em casa ou para deixar as escolas fechadas.

Montenegro e os municípios da R08 também tem a liberação de retorno das atividades esportivas, de acordo com o Decreto 55.482 publicado na última segunda-feira, 14. No documento, consta que as práticas que envolvem serviços de educação física, clubes sociais esportivos, clubes de futebol, competições esportivas e outros serviços estão permitidas.

Nos clubes sociais e esportivos, em regiões de bandeira laranja, será permitida a presença de 50% de trabalhadores. Nesses locais, nos quais não há registro de bandeira vermelha ou preta nos últimos 14 dias, a prática dos esportes coletivos nas quadras fica permitida em quadras esportivas, sem público, com intervalo de uma hora entre os jogos e uso intercalado das quadras, para evitar aglomeração e permitir higienização. O uso de espaços de entretenimento como churrasqueiras e praças infantis segue proibido.

Cogestão não é necessária

A R08 tem autonomia de aderir os protocolos da bandeira laranja, caso seja classificada na vermelha, já que está habilitada no modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados. Desde o início do sistema a R08 adota os protocolos do modelo, mas como segue classificada como bandeira laranja pelo Estado não teria necessidade de utilizar da cogestão.

Deixe seu comentário