Em votação unânime, o Conselho Consultivo da Uergs (Consun) decidiu nesta quinta-feira, dia 27, pela extinção do único campus de uma universidade pública em Montenegro. A partir de 2023, a unidade do Curso de Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul funcionará em sede própria em Porto Alegre.
A informação foi confirmada pelo estudante Tiago Martinelli Nogueira, um dos coordenadores do Diretório Regional das Artes (Dara); e a reportagem do Ibiá ainda aguarda resposta oficial da reitoria. Martinelli explica que no próximo ano já não acontecerão ingressos no campus Montenegro; que ficará em atividade por, ao menos, mais 4 anos, até a conclusão e formatura dos estudantes atuais que desejarem ficar aqui. “E, gradativamente, a Uergs vai deixando de existir em Montenegro”, lamentou. “Eles (Conselho) dizem mais quatro anos. Mas, pelo estudo feito, se puderem finalizar antes, eles querem finalizar antes. Isso acaba colocando uma pressão nos alunos que ficarão em Montenegro”, alerta.
O Diretório reitera que, por lei, ninguém pode ser obrigado a sair, tendo a prerrogativa de seguir os estudos no campus onde se matriculou originalmente. “E claro, tem um contrato vigente de compartilhamento oneroso da Fundarte com a Uergs”, alerta o coordenador. O plano da reitoria seria reduzir aos poucos o uso das instalações para baixar os custos do contrato. O campus não recebe dinheiro do Município, ao contrário, o Estado paga aluguel pelo espaço junto a Fundação Municipal de Artes (Fundarte). Justamente este custo com a estrutura é um dos motivos para a transferência para a Capital.
Há dois anos o campus Montenegro da Universidade não abria matrículas para novos alunos. Todavia, o argumento era a pandemia, o que também manteve muitas aulas virtuais (online). O Consun é formado por representantes de todas as instâncias que formam a Uergs Estadual: professores, servidores administrativos, reitoria e também alunos. Todavia, Martinelli salienta que não há estudantes do campus Montenegro na formação do Conselho, cujo ingresso pede “aprovação”.