Promotor Colletto abriu a programação falando das formas de violência sexual contra crianças

O evento aberto na manhã desta segunda-feira, 13, vai até quinta-feira, 16, lembrando o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E a expressão mais ouvida no Espaço Cultural Braskem da Estação da Cultura foi “romper o silêncio”. As autoridades se referiam à denúncia, mas também sobre o tema ser trazido à luz da discussão pública em cada espaço possível. Seu efeito é a prevenção a estes crimes que, na maioria das vezes, tem no seu âmago a confiança conquistada com através do convívio, inclusive familiar.
Este foi um ponto abordado pela promotora substituta na Promotoria Especializada, doutora Daniela Tobaldini, que classificou essa discussão como “tabu”.

O primeiro palestrante da programação seguiu nesta linha, e salientou que este crime está mais próximo que se pode imaginar. “A maioria das violências sexuais se dão no ambiente intra-familiar”, declarou o promotor Thomás de Paolla Colletto. Durante nove anos ele atuou em Montenegro, período no qual a cidade entrou na triste lista das mais violentas contra meninas e meninos. Tanto, que na época foi criado o Comitê Intersetorial de Combate à Violência Sexual Infanto-juvenil.

Programação da semana
Terça-feira – dia 14
-Horário: 9h
Local: Unisc
Atividade: Palestra “Prevenção e Denúncia” pra os alunos da E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen
-Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Atividade: Palestra “Identificação e Intervenção na Violência Sexual Infanto-Juvenil” com a palestrante e psicóloga Milena Bitencourt

Quarta-feira – dia 15
-Horário: 9h
Local: E.M.E.F Pedro João Muller
Atividade: Roda de Conversa com equipe técnica do CREAS
-Horário: 14h
Local: Espaço Braskem
Atividade: Roda de Conversa para a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Quinta-feira – dia 16
-Horário: 9h
Local: Praça Rui Barbosa
Atividade: Entrega de folders e banda da APAE
-Horário: 14h
Local: Associação Bairro Senai (Esperança)
Atividade: Encerramento com a presença da Coordenadora Estadual da CUFA, Ivanete Pereira e grupo Maria Maria/Cufa

Deixe seu comentário