Hospital Montenegro recebeu a certificação de eficiência de sua UTI pelo segundo ano consecutivo

O Hospital Montenegro 100% SUS (HM) e o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) receberam na manhã desta quarta-feira, dia 23, o certificado de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) eficiente 2020 por parte da Epimed Solutions. Com isso, Montenegro tornou-se a única cidade do Sul do país a contar com duas UTIs com tal selo.

O certificado, segundo a gerente comercial da região Sul da Epimed, Thais Godoi, é entregue para apenas cerca de 10% das UTIs que utilizam o sistema da empresa em seus setores de cuidados intensivos. A representante explica que a performance de cada unidade é medida através da taxa de mortalidade e do uso de recursos. Quanto menor os índices, melhor a eficiência.

De um universo de mais de 1.200 UTIs em todo o Brasil que usam o sistema da Epimed, as duas de Montenegro se destacaram. “Lembrando que, no Sul, essa é a única cidade que tem 100% das UTIs eficientes”, reforça Thais. Ela salienta que a entrega do selo de reconhecimento é uma promoção recente por parte da Epimed.

O HM, que utiliza o sistema da Epimed desde a inauguração de sua Unidade de Tratamento Intensivo em 2013, recebeu pela segunda vez o certificado. Para o médico responsável pela UTI no HM, Lourenço Dobrinsky, o certificado representa a colheita dos frutos do trabalho da unidade. “Sempre colhemos os frutos, mas nos últimos dois anos (isso ocorreu) de forma reconhecida”, comemora. Hoje, o HM conta com 10 leitos de UTI.

O médico destaca que a ferramenta da Epimed é tida como imprescindível para se realizar a boa gestão da UTI, permitindo que os gestores vejam onde estão os pontos fortes e fracos do setor. Lourenço salienta que o certificado também mostra que além de um serviço de excelência, o HM realiza o atendimento com um bom aproveitamento dos recursos.

Para o presidente da Unimed Vale do Caí, o médico Everton Machado Bochi, o recebimento do reconhecimento da Epimed à UTI do HUVC, onde o sistema foi implantado ano passado, é uma grande vitória. “O que me deixa mais feliz é que isso (a busca pelo selo de eficiência) partiu da equipe da UTI na busca por ser melhor e por entregar algo melhor para os nossos clientes”, afirma. Atualmente, o HUVC possui nove leitos de UTI.

Equipe da Unimed celebrou o reconhecimento dado ao trabalho de sua equipe da Unidade de Terapia Intensiva

Deixe seu comentário