Imagem: Divulgação Governo RS

Acaba de ser divulgado pelo governo do RS as novas cores de bandeiras do Programa de Distanciamento Social implantado em função da Covid-19. A região 8 – que inclui Montenegro, Brochier, Pareci Novo, Maratá e São José do Sul, entre outros – segue na cor laranja, o que mantém as atuais regras para funcionamento dos mais diversos setores da economia. As regras seguirão valendo de segunda-feira, 8 de junho, a até pelo menos o próximo domingo, 14. A bandeira de cada cidade e as regras que ela representa podem ser consultadas pelo site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.

Há cidades integrantes do Vale do Caí que integraram outras micro-regiões. Alto Feliz, Bom Princípio, Linha Nova, Feliz, São Vendelino e Vale Real entraram na região junto de municípios da Serra, também com bandeira laranja neste novo levantamento semanal. Portão e São José do Hortêncio entram na região do Vale dos Sinos e atualmente sua bandeira é igualmente laranja.

Observando o mapa do RS, a maior parte das regiões está com a mesma cor de bandeira, a laranja. Das 20 regiões em que foi dividido o território gaúcho, três que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Na atualização divulgada neste sábado (6/6), apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela.

Com isso, a nova versão do mapa tem apenas quatro áreas em amarelo – Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara –, o restante das regiões está com risco médio. Ou seja, pela quarta semana consecutiva, não há risco alto (bandeia vermelha) nem altíssimo (bandeira preta) no Estado.

Deixe seu comentário