4 mil pessoas passaram pelo Clube Riograndense no ano passado, além do público que prestigiou as atrações na Praça, e que não foi contabilizado. Agora, com novidades e maior ocupação do espaço público, expectativa é de participação recorde. FOTOS: ACI/JORNAL IBIÁ/ARQUIVO

A ExpoACI chega na sua sexta edição nesta semana. Durante esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de outubro, empresas de Montenegro e Pareci Novo apresentam-se nesta, que já se tornou a maior vitrine de negócios da região. O evento ocorre no complexo formado pela Praça Rui Barbosa e o Clube Riograndense, no coração do centro montenegrino. E se recebeu mais de 4 mil pessoas no ano passado, neste a expectativa é de receber muitas mais.

São mais de 50 organizações presentes, focadas em ganhar mais visibilidade e fortalecer suas relações com clientes, fornecedores e o público em geral. Nos dois dias, estarão apresentando seus produtos, seus serviços, suas iniciativas e diferenciais competitivos. Cada vez maior e mais forte, o evento é resultado do esforço da equipe da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) e vem sendo abraçado pela comunidade local.

Karl Kindel, presidente
da ACI Montenegro/
Pareci Novo

“Como semente, eu acho que a ExpoACI germinou e evoluiu muito bem”, avalia o presidente da entidade, Karl Kindel. “Na edição passada, pela primeira vez nós fizemos uso da Praça Rui Barbosa e isso deu uma outra dimensão ao projeto. Acho que, com isso, ela chamou mais atenção e mexeu com a autoestima da comunidade. Então, neste ano, nós faremos uso de todo o perímetro dela.”

Integrando praça e clube, Kindel aponta que a feira de negócios cresceu em popularidade, o que deve ser intensificado agora, com ainda maior ocupação do espaço público e com novas atrações que estão sendo preparadas para os visitantes. A edição 2019 está recheada de oportunidades para chamar mais público e prospectar ainda mais negócios.

“O evento oportuniza que o empresário se mostre, pois têm empresas que, realmente, não são reconhecidas pelo que fazem. É uma mídia diferente em um local em que elas podem ter um contato direto com o público”, adiciona o presidente. “Eu penso que muito tem a ver com o ser valorizado pela própria comunidade. Participar, para as empresas que geram emprego e riqueza, também é uma forma de dizer para as pessoas que elas acreditam na cidade onde elas estão instaladas.”

COLOQUE NA AGENDA:
O QUÊ? ExpoACI 2019
QUANDO? 24 e 25 de outubro, das 14h às 21h
ONDE? Praça Rui Barbosa e Clube Riograndense
QUANTO? Acesso gratuito

Mudança estratégica
As cinco edições anteriores da ExpoACI tornaram a feira evento tradicional do Inverno, ocorrendo entre maio e julho. Mas a partir deste ano, a atividade toma novo lugar no calendário de eventos da ACI: o mês de outubro. “Como, desde o ano passado, nós começamos a ir para a rua, vimos que, no mês de julho, a chance de o clima não colaborar é muito grande”, explica o presidente Kindel. “No segundo dia da edição anterior, nós tivemos chuva, então achamos que o calor de outubro pode contribuir para que ainda mais pessoas possam participar.” Nos dois dias, a Praça Rui Barbosa terá uma verdadeira praça de alimentação a céu aberto, com dez food e beer trucks comercializando variados alimentos e bebidas.

Aprimoramento sempre
Hoje pela segunda vez presidente da ACI, Karl Kindel lembra que a ideia para o evento surgiu em sua primeira gestão. Uma “semente”, como gosta de referenciar, plantada ainda no ano de 2012. “Nós queríamos criar algum evento com formato de feira de negócios e que fosse evoluir com o tempo”, recorda. “Procurávamos algo que não fosse no formato de festa, como muitos municípios fazem, mas que tivesse essa vinculação específica com a área empresarial.”

O modelo veio de um evento parecido que até hoje ocorre em Passo Fundo, uma sugestão de um dos membros da associação que já conhecia a iniciativa. Uma comitiva foi conhecer o projeto e desenhou aquela que viria ser a primeira ExpoACI, que se concretizou em 2014, já com a entidade liderada por Waldir Kleber. Desde lá, foi crescendo, não só em público, empresas participantes e espaço, com o uso da Praça Rui Barbosa, mas também em termos de iniciativas que agregam à feira.

A ExpoACI 2019 já promoveu workshop de capacitação para os expositores, uma Rodada de Negócios entre os empresários participantes e, através de parceria com o Senai, estará oferecendo até mini-cursos de capacitação durante o evento. “Apesar de nós termos nos inspirado em alguém, nós não ficamos num só modelo. Definimos o nosso, próprio, e assim viemos aprimorando gradativamente”, avalia Kindel, cheio de orgulho. Após dois anos, ele deixa a presidência da entidade em dezembro.

VEJA TAMBÉM:

ExpoACI 2019: Caras novas e altas expectativas

ExpoACI 2019: Rodada de Negócios mira nas parcerias

ExpoACI 2019: Responsável pela montagem do evento tem currículo invejável

ExpoACI 2019: Expositores tiveram capacitação por uma feira ainda melhor


Um “helicóptero” diferente para esta edição

John Deere vai apresentar suas muitas iniciativas de trabalho voluntário em Montenegro

Através de parceria com o Aeroclube de Montenegro, a edição 2018 da ExpoACI colocou um helicóptero em plena Praça Rui Barbosa. A aeronave atraiu olhares curiosos e intensificou a participação no evento. Neste ano, a atração central da Praça não voa, mas tem um significado ainda maior.

Quem ficou responsável por essa parte em 2019 foi a empresa John Deere. Seguindo o exemplo do ano passado, a indústria vai expor um trator 8R no complexo, o modelo top de linha fabricado aqui em Montenegro. Mas o atrativo principal organizado não está na máquina, e sim nas pessoas. O que a organização quer fazer é mostrar para a comunidade montenegrina o quanto ela faz pela comunidade montenegrina.

Conforme o supervisor de manufatura da unidade local, Alexandre Brittes, 30 colaboradores da John Deere estarão na Praça Rui Barbosa apresentando as ações voluntárias que a empresa organiza. Iniciativas como o projeto de robótica do Colégio A.J. Renner e o “Semeando o Futuro”, que já viabilizou a revitalização de praças e associações de bairro pelo município, além de ações sobre conscientização ambiental, afinal, “tocaram” a vida de 20% da população de Montenegro. E é isso que deve ser evidenciado.

“Nossa ideia é de nos aproximarmos ainda mais da comunidade”, coloca Brittes. “Estarão na Praça as pessoas que, de alguma forma, trabalharam nessas ações, demonstrando e também ouvindo as demandas das pessoas sobre o que nós possamos vir a ainda ajudar. É um olhar social para que a comunidade conheça mais do que a gente faz.” É de conhecer e se orgulhar!


Minicursos para pessoas carentes

Outra novidade da ExpoACI deste ano são os ônibus que estarão na Praça Rui Barbosa, como verdadeiros expositores itinerantes. Estacionado na rua Capitão Cruz, ficará um veículo da loja Alpendre, que estará demonstrando o funcionamento de “colchões inteligentes”. E, logo ao lado, estará a unidade móvel do Senai. Ali, através de parceria entre a entidade, a ACI, a John Deere e a Prefeitura de Montenegro, estarão sendo oferecidos minicursos para pessoas carentes. Serão dois, com capacidade para dez alunos cada.

Conforme o gerente de operações do Senai, Marcos Antonio de Oliveira Cruz, a seleção dos participantes já foi feita através do Cadastro Único da Prefeitura junto à Assistência Social. No dia 24, a capacitação será sobre pequenos reparos em eletricidade, abordando noções básicas sobre instalações, substituição de tomadas e de resistências. Já no dia 25, a atividade focará em reparos hidráulicos, tratando de vazamentos, substituição de torneira e demais noções básicas. Ambos ocorrem nos turnos da manhã e tarde. O objetivo é oferecer aos alunos novas alternativas de inserção no mundo do trabalho.


CONFIRA, NOS MAPAS, ONDE ESTARÁ CADA EMPRESA

 

Compartilhar

Deixe seu comentário