Montenegro e Caí receberão um ônibus cada. Ao todo, foram 46 veículos adquiridos para 41 municípios gaúchos. FOTO: FELIPE DALLA VALLE/PIRATINI

Montenegro e São Sebastião do Caí estão entre os 41 municípios selecionados para receberem novos ônibus escolares no Estado. O investimento total na aquisição dos 46 veículos – algumas cidades receberão mais de um, mas não é o caso da região – foi de R$ 9,8 milhões através do programa “Caminho da Escola”, do governo federal. O foco do projeto é padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes públicas de Educação Básica. Os ônibus são da fabricante Iveco, no modelo Iveco Bus 10-190, e cada um tem capacidade para 44 alunos sentados. Eles possuem acessibilidade, com plataforma para cadeirantes, e suspensão reforçada que reduz o balanço e permite acesso a lugares de relevo acidentado, como as localidades do interior.

Em Montenegro, a assessora especial da secretaria municipal de Educação e Cultura, Riviane Bühler da Rosa, destaca que o novo ônibus será um importante reforço na frota própria do Município. Ela é utilizada não só para o transporte de alunos da Apae, mas também para estudantes – especialmente do interior – que acabam não sendo contemplados pelas rotas licitadas na contratação do transporte escolar terceirizado. “É muito dinâmica a escola e, às vezes, surgem mais alunos em determinado local onde não passa a rota do transporte licitado”, explica.

A articulação para a aquisição para o Estado, junto ao Ministério da Educação, foi do deputado federal Carlos Gomes, do Republicanos. “Estes veículos vão ser utilizados por estudantes que residem nas áreas chamadas de difícil acesso, locais onde não temos ainda pavimentação asfáltica e os alunos têm grande dificuldade de trafegar em segurança. Esta grande parceria entre Ministério da Educação, Seduc e demais entidades permitiu que diversos estudantes fossem contemplados com essas melhorias”, destacou. Juntos, os 46 ônibus devem atender a cerca de 10 mil estudantes gaúchos.

Deixe seu comentário