No final da manhã deste sábado, 17, o prefeito Gustavo Zanatta assinou o decreto número 9.254, declarando situação de emergência e de calamidade pública em Montenegro nas áreas afetadas por inundações. A decisão levou em conta os estragos causados pela inundação decorrente das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
De acordo com medições feitas pela Emater, as chuvas somaram em torno de 150 milímetros em apenas 24 horas, mesmo volume que costuma ser registrado, historicamente, em todo o mês de junho. O nível do Rio Caí subiu cerca de 8 metros, provocando danos, principalmente, nos bairros Industrial, Ferroviário, Municipal e área baixa do Centro.
O decreto autoriza uma série de ações de socorro, já em execução, e autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre. Além disso, fica permitida a entrada nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.
Prefeitura e Bombeiros criam força tarefa
Ainda na manhã deste sábado, equipes da Prefeitura Municipal e do Corpo de Bombeiros estiveram reunidos para a formação de uma força tarefa de enfrentamento a todos os problemas causados pela enchente.
O comandante dos Bombeiros, Segundo Sargento Martins, recebeu o reforço de outros 11 militares. O prefeito Gustavo Zanatta, o vice-prefeito Cristiano Braatz e diversos outros secretários e membros da Administração Municipal participaram do encontro.
O Corpo de Bombeiros conta com dois barcos para a remoção das famílias. A comunidade está cedendo barcos também para os trabalhos. Os desabrigados estão sendo encaminhados para o ginásio do bairro Cinco de Maio. Os telefones para quem precisa de atendimento são: 3632-2333, 153 e 193.