A Vigilância em Saúde de Montenegro confirmou nesta segunda-feira, 26, mais dois casos de dengue em 2024. Agora são três no total. Um deles foi “importado”. O paciente, que faz tratamento em casa, viajou para outra cidade e já estava contaminado quando retornou. Ele reside no bairro Municipal. A terceira pessoa doente mora em Costa da Serra, no interior.
Conforme a chefe da Vigilância, Beatriz Garcia, uma operação de bloqueio teve início ainda nesta segunda-feira, com agentes de combate a endemias visitando as casas e os comércios dos locais. O objetivo é intensificar a eliminação de focos de água parada. A Prefeitura pede aos moradores que facilitem o acesso dos agentes às casas e aos pátios.
Beatriz destaca que neste momento é importante que todos os moradores da cidade, independente do local em que residem, vistoriem suas propriedades e verifiquem a existência de latas, vidros, pneus e outros recipientes com água parada. É nestes locais que a fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, deposita seus ovos. “Todos os bairros encontram-se infestados, por isso, pedimos que a população verifique seus pátios para destruir os criadouros. Não deixar água parada é fundamental. Neste momento orienta-se também a usar repelente”, finaliza.