Família está feliz com o apoio obtido e pede que as pessoas agendem horário
Bernardo Siqueira Portela é um menino de 9 anos que foi diagnosticado, na quarta-feira da semana passada, com Leucemia. No começo do ano, ele consultou um médico por sentir dores no ouvido, acompanhado de sua mãe, Ana Cláudia Siqueira, ginecologista e obstetra que atua em Montenegro. Foi um hemograma que apontou a doença. Já no dia 11, ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O menino terá de passar por seis meses de quimioterapia e mais um ano e meio de acompanhamento médico, além dos 30 dias do tratamento que já está fazendo. O padrasto, Paolo Mazzoncini Matinez, de 40 anos, funcionário público estadual, admite que não esperava que seriam tantas pessoas interessadas em ajudar desde que a família fez um apelo nas redes sociais. Dezenas, segundo ele. “Agora, o Bê precisa de transfusão de plaquetas quase diariamente, porque a quimioterapia realizada destrói todas as células e as plaquetas se tornam necessárias para fazer a reposição”, esclarece.
Feliz com o apoio que a família vem recebendo, o padrasto faz um pedido. “Agora precisamos dosar o número de doações por dia, já que as plaquetas duram apenas cinco dias. Por isso, é ideal que as pessoas agendem horário”, acrescenta.
Durante o teste para doação, o candidato passará por uma triagem clínica para verificar a compatibilidade das plaquetas. Paolo ainda explica que é necessário possuir sangue tipo O, mas não importa se positivo ou negativo. “Não são todas as pessoas interessadas que podem doar, então é fundamental a aplicação do teste. E, depois, se o candidato atender às necessidades, a equipe médica entrará em contato para que seja feita a doação”, ressalta.
O garotinho, mesmo nessa situação, não se deixa abalar. Segundo o padrasto, Bernardo permanece bem-humorado e em um astral surpreendente. Para agendar o teste, basta ligar para os telefones (51) 3314-6928 ou (51) 3314-6960 e informar que a doação é para Bernardo Siqueira Portela.
A vereadora Maristela Josiane Paz (PSB) se prontificou a conseguir transporte para os candidatos à doação nesta terça-feira. Até agora, segundo ela, cinco pessoas estão na sua lista. Quem quiser ajudar deve ligar para (51) 996454586.
SAIBA MAIS
O que é Leucemia?
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.
Sintomas
Os principais sintomas de Leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo, com isso, que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da Leucemia. Sinais de alerta:
– febre ou calafrios;
– fadiga;
– fraqueza;
– infecções frequentes ou graves;
– perda de peso sem esforço;
– aumento do fígado ou do baço;
– sangramento fácil ou hematomas;
– hemorragias nasais recorrentes;
– manchas vermelhas minúsculas na pele;
– transpiração excessiva.