NA ESTAÇÃO da Cultura ocorreu reunião com prefeitos da região
O Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, deputado federal gaúcho Paulo Pimenta, esteve visitando Montenegro na última quarta-feira, 29. Pimenta esteve na Prefeitura, com o prefeito Gustavo Zanatta, vice-prefeito Cristiano Braatz e secretários municipais. Depois, percorreu os bairros mais atingidos pela enchente, como Industrial, Ferroviário, Olaria e Municipal. Em seguida, se reuniu com prefeitos da região na Estação da Cultura e falou sobre os recursos e apoio que poderão ser disponibilizados para os municípios atingidos pela recente inundação que causou grandes prejuízos.
Acompanhado do secretário de Comunicação Institucional do Governo Federal, Maneco Hassen, que já tinha visitado Montenegro e São Sebastião do Caí na semana passada, Paulo Pimenta disse que são mais de 1700 municípios brasileiros em estado de emergência atualmente e o Governo Federal está desenvolvendo diversas ações para auxiliar estas cidades. “Desde o primeiro momento entendemos que era importante manter uma presença aqui no Estado e estamos na região, com a Defesa Civil, ajudando as Prefeituras a fazer os planos de trabalho. Isso vai agilizar para a liberação de recursos”, salientou o ministro. “Vamos fazer aqui na região o mesmo que fizemos no Vale do Taquari, com o apoio humanitário e emergencial. Após o abrigamento e doações, é a vez do trabalho de limpeza. Só em Montenegro foram 350 cargas de entulhos, de famílias que perderam tudo. E, num terceiro momento, a reconstrução da infraestrutura, envolvendo ruas, estradas, pontes, escolas e postos de saúde. Temos recursos do Governo Federal para o apoio e o quanto antes recuperar a normalidade”, enfatizou Pimenta.
Paulo Pimenta ressaltou que foram criados programas específicos nos Ministérios da Educação, da Saúde e das Cidades. Citou o Minha Casa Minha Vida Calamidade, dizendo que já garantiu a construção de 1500 residências no lugar de casas destruídas. Frisou que o Ministério do Desenvolvimento Social irá aportar mais R$ 50 milhões extras que chegarão a 64 municípios gaúchos, incluindo do Vale do Caí. E além do atendimento emergencial das famílias afetadas pelas cheias, falou da necessidade de medidas para contenção de futuras enchentes, através de um amplo estudo da bacia hidrográfica do rio Caí e elaboração de projeto para a busca de recursos. Pimenta anunciou que em breve deverá ser implantado um novo sistema de alertas à população, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no qual as pessoas não precisarão mais se cadastrar na Defesa Civil por SMS para receber os avisos.
De acordo com Maneco, Montenegro ainda depende da homologação do decreto de situação de emergência, pelo Governo do Estado, para receber o auxílio humanitário emergencial e da Defesa Civil, mas cita que já estariam garantidas verbas da Assistência Social. “Só é encaminhado o pedido para Brasília após a homologação do Governo do Estado”, explicou. Como o plano de trabalho do município já está pronto, a homologação deve acontecer ainda nesta semana. E a expectativa é de que mais recursos sejam liberados na próxima semana.
O prefeito Gustavo Zanatta acredita que até hoje o decreto de situação de emergência esteja homologado pelo Governo do Estado para que possam ser liberados mais recursos. “Montenegro vai ser contemplado com recursos. Estamos buscando ajuda por todos os meios. Precisamos de auxílio. Contamos com os Governos Federal e Estadual”, afirma Zanatta, que na última semana também encaminhou pedido diretamente ao governador Eduardo Leite, durante encontro em São Sebastião do Caí.