Foto: Reprodução/Internet

Moradores de dezenas de cidades do Rio Grande do Sul relataram terem visto um meteoro no céu na noite desta quinta-feira (6). Algumas pessoas narraram, inclusive, ter escutado estrondos e sentido tremores. Há relatos das regiões Metropolitana, Noroeste, Central e das Missões.

De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, “o fenômeno luminoso surge quando corpos de tamanhos variados, mas em geral minúsculos, penetram na atmosfera da Terra a altíssimas velocidades. O brilho é consequência do aquecimento do próprio corpo e do ar por atrito e por pressão”. Esses eventos podem ser vistos e até ouvidos mesmo durante o dia.

No começo da manhã desta sexta-feira (7), a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) informou, em nota, que “o objeto tratava-se de fato de um meteoro e teria ocorrido no oeste do Estado do Rio Grande do Sul”. Segundo a entidade, as análises ainda são preliminares e podem ficar mais precisas se surgirem novas imagens e depoimentos – que podem ser enviados por meio do site da Bramon.

“Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 kg e 12 kg, e teria surgido a cerca de 57 km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 km/s (49,1 mil km/h) até atingir a altitude de 27 km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul”, informou a Bramon.

Deixe seu comentário