Ao longo desta semana o registro de chuvas deve aumentar no Vale do Caí. De acordo com o instituto Climatempo, as pancadas isoladas poderão ocorrer em todos os dias da semana. Para a tarde de sexta-feira, a previsão é o tempo virar de vez e trazer temporais para Montenegro e região. Quem for para o litoral gaúcho continuará com sol forte neste final de semana, mas também terá de enfrentar o ar seco previsto para este mês.
Segundo a meteorologista Aline Tochio, do Climatempo, vai chover todos os dias até domingo no Vale do Caí. “São aquelas famosas pancadas isoladas. Há pontos em que nem chove em um dia, mas em outros chove muito. A situação se inverte em toda semana. Mas dá para afirmar que chove até o dia 5 de março na região”, garante. E tem previsão de temporal para o fim da semana. “Na sexta-feira, chega ao Rio Grande do Sul uma forte frente fria que ingressa por Uruguaiana. No fim da tarde ela chega a Montenegro e exigirá aqueles cuidados básicos, pois há possibilidade de ventos fortes, queda de raios e, principalmente, chuva volumosa”, completa.
Para quem ainda pensa em pegar uma praia, Aline traz boa notícia. “Este verão está muito quente e em março as temperaturas não caem muito. Ainda estamos estudando quanto à média de chuvas, mas já dá para garantir muitos dias de calor. Ao menos até a primeira quinzena haverá mais dias de sol do que de chuva nas praias gaúchas. É preciso apenas se contentar com o ar seco, que por vezes atrapalha os veranistas”, comenta.
Dicas de Segurança com a energia elétrica
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
• Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas.
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.