Não jogue no lixo! A borra de café pode ter diversas utilidades no dia a dia, desde cosmética até fertilizante natural

Presente na mesa de muitas famílias, o café é um item essencial nas manhãs. Mas, o que acontece com a borra de café? Algumas pessoas costumam colocar fora junto ao lixo orgânico e outras reaproveitam o refil para fazer artesanato. Entretanto, esse resíduo pode ter usos alternativos que você nem imagina. Sendo assim, separamos algumas sugestões de reaproveitamento do pó que sobrou do seu cafezinho.

Crescimento do cabelo
Vários estudos realizados em tubos de ensaio descobriram que a cafeína, assim como a borra de café, estimula o crescimento do cabelo humano. Aplique a borra de café com movimentos circulares no couro cabeludo até duas vezes por semana.

Repare móveis
Seus móveis estão riscados? Temos a solução: borra de café. Os móveis de madeira são os principais alvos de riscos e esfoliações. Para solucionar o problema, uma pasta grossa de borra de café e água, após o preparo, use um pano de algodão para limpar. Os riscos serão ocultados pela cor escura do pó.

Repelente de pragas
O repelente químico é eficaz no combate de pragas, entretanto, pode acabar matando outros insetos que são benéficos para a plantação e prejudicar a qualidade das plantas. Um dos destinos da borra de café é ser repelente. Basta espalhar a borra no local desejado, assim, formigas e insetos sumirão.

Esfolie a pele
Outra utilidade para a borra de café tem finalidade estética. Ela é um agente esfoliante que ajuda a remover sujeiras e células mortas da pele. Para preparar a máscara, basta misturar o resíduo com um pouco de água e óleo de coco, esfregando suavemente o rosto e o corpo. Além disso, ela aumenta o fluxo sanguíneo, ajudando sua saúde.

Pigmento
De forma úmida, a borra do café serve de corante natural. Colorindo algodão, celofane linho e papel, é bem fácil de usar. O material pode ser fonte de brincadeiras divertidas e saudáveis com as crianças. Que tal colocar os pequenos para criarem arte?

Neutralize odores
A borra de café contém nitrogênio, o que ajuda a eliminar o gás sulfúrico do ar quando este é combinado com o carbono. Essa reação ajuda a eliminar maus odores. Para o preparo, coloque a borra em uma tigela e deixe secar ao sol. Após, coloque na geladeira ou freezer, neutralizando os odores.

Fertilizante natural do solo
A borra de café é rica diferentes em nutrientes. Carbono, nitrogênio e matéria orgânica fazem parte dela. Porém, na hora de usá-la como fertilizante, são necessários alguns passos. Não é recomendado colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, tirando, assim, sua função de fertilizante.
Para isso não ocorrer, a orientação é misturar a borra com outros fertilizantes que possuam nitrogênio, como farinha de sangue, de ossos e esterco de animais. Outra alternativa, é a mistura com ovos triturados ou cascas de frutas e legumes, deixando fermentar por 60 dias antes do uso.

Deixe seu comentário