Alunos-soldados participam da segurança enquanto cumprem estágio operacional

COMÉRCIO PROTEGIDO. Alunos-soldados reforçam efetivos da Operação Papai Noel 2020

Quem se deslocou por Montenegro nos últimos dias deve ter notado a presença de mais policiais militares nas ruas da cidade. Alunos-soldados da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), da BM, reforçam o policiamento ostensivo nas vias públicas de maior movimento no município. Ações preventivas, de visitas e orientações aos estabelecimentos comerciais, começaram a ser desenvolvidas no final da semana passado, com o lançamento da Operação Papai Noel 2020, e devem ser mantidas até o dia 24 deste mês.

Na reta final para a formatura – prevista para ocorrer ainda no mês de dezembro – 60 alunos-soldados, de dois pelotões da EsFES, realizam estágio operacional atuando junto aos efetivos do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O reforço no policiamento ocorre, principalmente, no Centro, Timbaúva e em pontos de maior circulação de pessoas na cidade.

As áreas de maior movimento da cidade estão sob
os olhares atentos dos policiais da Brigada Militar

O comandante do 5º BPM, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, destaca que a união de esforços humanos com a tecnologia irá assegurar um período natalino mais tranquilo para a comunidade. “Os alunos-soldados estão nos apoiando e potencializando nossas ações. Juntamente com o setor de Inteligência e o sistema de videomonitoramento, com apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal, até a chegada do Natal estaremos com nossos reforços voltados para a segurança dos estabelecimentos comerciais, lotéricas e rede bancária”, garante o comandante.

A Brigada Militar também possui comunicação direta com os estabelecimentos comerciais via grupo de WhatsApp. Quando o lojista ou funcionário percebe algo suspeito, comunica aos demais e a própria polícia para que passe a monitorar o indivíduo suspeito. Entre os objetivos do aumento de policiais nas ruas está evitar furtos, roubos e a “Saidinha de Banco”, crimes bastante comuns nessa época em que há maior circulação de dinheiro (13º salário, pagamentos de férias, etc). “A Brigada Militar está, mesmo com a pandemia, desenvolvendo seu trabalho tendo em vista que é uma atividade fundamental para a segurança das pessoas”, comenta o tenente-coronel.

Dicas para prevenir assaltos
Evite sair com altas quantias na rua. Na hora de sacar valores altas, dê preferência a outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. Caso seja preciso levar a quantia em espécie, procure fazê-lo na mesa do gerente do banco de sua confiança e num local que não seja visível a estranhos. Tente retirar o valor aos poucos, assim não ocorrerá o risco de perder tudo se for assaltado.

Funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Isso evita que seja feita uma emboscada por alguém que conhece os hábitos da possível vítima.

Atenção com os idosos. Para servidores, aposentados e pensionistas a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.

Evite utilizar joias de grande valor, e também colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção. E não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

Caso seja abordado, jamais reaja. É muito comum o roubo ser praticado com outros criminosos fazendo a “cobertura” em locais estratégicos, em relação a quem anuncia o “assalto”, procure imediatamente um policial mais próximo da área ou ligue para o 190.

Deixe seu comentário