Dia a dia ao seu lado. Para estar mais conectado com o leitor, Ibiá lança portal e APP de notícias

Ao completar 34 anos, o Ibiá traz mais uma novidade ao Vale do Caí. O jornal que, desde a fundação está dia a dia ao lado do leitor, criou um portal de notícias, para estar cada vez mais conectado com a comunidade.

O portal oferece editorias variadas, conteúdos diversificados e um layout de fácil navegação. “É importante frisar que todo o conteúdo do impresso está no portal. Mas, além disso, estamos disponibilizando conteúdos adicionais somente na plataforma online”, afirma a diretora do Ibiá, Mara Rúbia Flores.

Segundo ela, o objetivo desse investimento no online é ampliar o alcance do jornal, abrangendo um público diferente daquele alcançado pelo impresso. “O Ibiá precisava se adequar, buscar novos leitores. Sabemos que o perfil do leitor está mudando. Ele está se adequando mais à leitura online e nós estamos acompanhando essa mudança”.

Um dos objetivos do portal é publicar notícias de todo o Vale do Caí, além de conteúdos estaduais, nacionais e internacionais. A atualização é constante, para manter o leitor sempre bem informado. O desafio do Ibiá é oferecer um conteúdo de qualidade, com informações precisas e esclarecedoras. Por isso, o portal também publica conteúdos desmentindo ou esclarecendo boatos da internet, como o caso da falsa notícia de que a ex-primeira-dama Marisa Letícia seria servidora do Congresso. “Nosso papel é orientar e esclarecer o leitor, em todas as plataformas onde atuamos”, afirma Mara. “O leitor precisa ter muito cuidado com a fonte que origina as notícias que acaba compartilhando. É preciso buscar conteúdo de jornais e portais confiáveis”, complementa.

O portal de notícias www.jornalibia.com.br completou um mês no último dia 15 e, por enquanto, o acesso é totalmente livre. Nesse período, mais de 46 mil pessoas já acessaram as páginas do portal Ibiá. Além de chegar a 10 estados brasileiros, o Ibiá já atingiu leitores em 56 países, localizados em cinco continentes. O maior número de acessos vem de Porto Alegre, Montenegro e São Sebastião do Caí, respectivamente.

Até o final deste mês, será implementado um sistema de acesso em que alguns conteúdos serão liberados para leitura e, outros, ficarão exclusivos para assinantes. Para tanto, o Ibiá lança, nos próximos dias, um sistema utilizado pelos grandes jornais do mundo e do Brasil, que se chama “paywall”, ou muro de pagamento. Depois de implementado, permite a leitura gratuita de um número determinado de matérias por semana ou por mês, conforme a métrica estabelecida pelo gestor do portal. Após atingir a quantidade determinada, o conteúdo é restrito a assinantes.

“O que mais nos estimula neste projeto é que o Ibiá está disponibilizando aos seus leitores uma tecnologia que, no RS, só é utilizada pela Zero Hora”, destaca Mara Rúbia. Este sistema de “franquia ou de degustação” permite que o usuário do portal conheça o conteúdo do Jornal Ibiá e venha posteriormente a fazer a sua assinatura. De acordo com a diretora, a cobrança pelo conteúdo digital é necessária para garantir a credibilidade e qualidade da informação. “Toda a informação de credibilidade precisa ter uma equipe que apure, pesquise e produza o conteúdo. Isso tem um custo que precisa ser coberto. É a mesma lógica do impresso”, explica.

Vêm mais novidades em breve
Em um mês de trabalho com o portal Ibiá, mais de 80% dos acessos são originados de dispositivos móveis, como smartphones. Pensando nesse público, o Ibiá está em fase final de desenvolvimento de um aplicativo para celulares. Nele, todo o conteúdo do portal será redimensionado para o formato da tela do telefone, facilitando a leitura e a visualização das imagens.

A diretora do Ibiá, Mara Rúbia Flores, explica que o APP será disponibilizado gratuitamente para Android e IOS. Os conteúdos seguirão o mesmo sistema do portal, com notícias totalmente abertas e outras exclusivas para assinantes. O aplicativo está em processo de desenvolvimento desde o início do ano e entra em atividade ainda neste mês. “Nosso objetivo é ser cada vez mais útil, esclarecendo e publicando informações de qualidade em todas as plataformas”, complementa Mara.

Ibiá lança Campanha de Assinaturas para comemorar os 34 anos
Para festejar os 34 anos de circulação ininterrupta, o Jornal Ibiá lançou a campanha “Ibiá Conectado com Você”, com objetivo de estar cada dia mais próximo dos leitores, seja pelo jornal impresso ou no Portal. Serão sorteados 24 smartphones e seis tablets, totalizando 30 prêmios.

A gerente de Circulação do Ibiá, Jocelaine Martins, explica que a campanha iniciada agora se estenderá até fevereiro de 2018, com seis sorteios no decorrer desse período. Em cada sorteio, serão quatro smartphones e um tablet. “Justamente para estimular a conexão nesse período em que o jornal agrega plataformas para chegar ao leitor”, explica. A campanha ocorre com Certificado de Autorização da Caixa Econômica Federal e todos os sorteios serão realizados pela Loteria Federal.

Participa da promoção o assinante que renovar sua assinatura e o novo assinante. Todas as modalidades de assinaturas participam, seja impresso ou digital. Porém, quanto maior a vigência da assinatura, mais chances de ganhar.

Os sorteios ocorrerão nos dias 17 de maio, 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro, 20 de dezembro e 14 de fevereiro. O regulamento completo está no Portal Ibiá. Entre, participe e conecte-se com o Ibiá você também.

Como assinar?
Interessado em assinar o Ibiá?
Entre em contato pelo número 3649-8600 e escolha o plano que mais se encaixa com você. Estão disponíveis diversas formas de pagamento.

No papel, computador ou celular
Você, que está habituado a ler o seu Ibiá todas as manhã, agora pode tê-lo também em todos os momentos do dia, visualizando as atualizações do Portal Ibiá – com a cobertura de Montenegro e região, em detalhes, além de informações estaduais e nacionais – pelo computador.

Nos próximos dias, outra novidade aproximará o jornal ainda mais de seus leitores. Será lançado um aplicativo que oportunizará acessar as notícias do Portal de forma muito mais facilitada pelo smartphone. Com uma interface que permite a leitura de forma agradável, o APP logo estará disponível.


Deixe seu comentário