Nível técnico da categoria Mirim foi destacado pelo diretor de Desporto da cidade, Leandro Orth

Time masculino da escola derrota o Adelaide em uma final com 12 gols

Após dois meses, os Jogos Escolares (Jergs) foram retomados em Montenegro nesta quarta-feira, com a realização da etapa masculina de handebol na categoria Mirim. No ginásio do Sesi, seis escolas participaram da disputa, que teve o Januário Corrêa como grande campeão. A gurizada superou o Adelaide Sá Brito em um jogão de 12 gols na decisão.

Além dos finalistas, também participaram da etapa as escolas Walter Belian, Ivo Bühler (Ciep), Pedro João Müller e Jorge Guilherme Moojen. Nos primeiros jogos da competição, quem chamou a atenção foi a garotada do Walter Belian. Porém, no final, a briga pelo título ficou entre Januário e Adelaide. A partida que determinou a escola vencedora foi bastante equilibrada, com muitas chances de gol para os dois lados. O Januário foi mais eficiente no ataque, fez 8 a 4 no adversário e comemorou o título.

Na decisão do terceiro lugar, o Walter Belian derrotou o Ciep por 5 a 3. Curiosamente, os duelos derradeiros desta etapa foram mais abertos que as semifinais. O Adelaide garantiu vaga na final após bater o Ciep em um apertado 2 a 1. Já o Januário passou pelo Walter na semi com uma vitória por 3 a 1.

Adelaide Sá Brito, escola, Jergs, masculino, handebol
Adelaide (com a bola) ficou com o vice-campeonato nesta quarta

O diretor de Desporto do Município, Leandro Orth, acompanhou a etapa no ginásio do Sesi e lamentou o fato do handebol não ter destaque nos canais esportivos. “Esporte que não é visto, não é lembrado. Handebol passa pouco na televisão. E esse é o primeiro ou segundo ano que essa gurizada está tendo contato com o handebol. O nível foi bom para a categoria”, ressalta.

Leandro acredita que o handebol é a modalidade mais fácil de praticar e compara as regras com o futebol e o basquete. “Para mim, é o esporte mais fácil de jogar, de aprender. Algumas regras do handebol são similares às do basquete e do futebol. O objetivo, por exemplo, é marcar gol”, complementa o diretor.

A etapa feminina de handebol na categoria Mirim estava prevista para acontecer na última terça-feira, 21. Mas foi cancelada e será remarcada em virtude do número de escolas participantes. Em contrapartida, as etapas da categoria Infantil serão realizadas na próxima semana.

Professora do Januário Corrêa, escola campeã, e também do Moojen, Luciana Ortiz enaltece o engajamento das meninas no esporte. “A modalidade mais praticada pelas meninas no Januário é justamente o handebol”, declara.

Deixe seu comentário