Invernadas artísticas levam a cultura gaúcha para os Festejos Farroupilhas

O sábado ensolarado contribuiu para atrair um bom público até a Estação da Cultura, onde acontece a Semana Farroupilha de Montenegro. A programação iniciou às 14h, com um Torneio de Vaca Parada. Na sequência, às 15h, tiveram início as apresentações de invernadas artísticas de entidades do município, que prosseguiram no domingo.

A primeira entidade a se apresentar foi o CTG estância do Montenegro, que encantou o público com as invernadas artísticas Fraldinha, Dente de Leite, Pré-mirim, Mirim, Juvenil, além da chula. “Nosso objetivo é manter viva nossa cultura, lembrando e ensinando os bons costumes, respeito, relembrar nossa história. É mostrar que o CTG é um lugar seguro para as novas gerações, onde estamos sempre em família e sendo uma família”, pontua o patão da entidade, Rodrigo Moraes.

Através do Projeto Arte e Dança no Estância, o patão  destaca que é possível ver a evolução das crianças e adolescentes que participam, com melhora da desenvoltura, mais dedicação,  responsabilidade e alegria. “Tenho certeza que é de fundamental importância para o crescimento dessa cultura tão rica que nossos antepassados nos legaram. E este ano quero ressaltar a união entre as entidades tradicionalistas de Montenegro que, junto com a Prefeitura Municipal e Sesc, estão fazendo essa baita festa”, enfatiza Moraes.

Ainda no sábado, quem também subiu no tablado para se apresentar foi o CTG Acácia Negra, com as invernadas artísticas iniciantes Mirim e Juvenil. A entidade levou para o público danças tradicionais, individuais, interprete vocal, declamação e chula. Entre os participantes das apresentações estavam as prendas Daniela machado Koch e Eduarda Morais Dias e o peão Amilton Teixeira Osório, que irão representar o CTG no Enart, nas categorias interprete vocal e declamação, respectivamente.

“O balanço das apresentações é sempre positivo, pois conseguimos mostrar um pouco do que nossa entidade faz e disseminar o tradicionalismo entre o público que ali estava assistindo”, destaca a diretora cultural do CTG, Mônica Moraes. Segundo Mônica, as atividades da Semana Farroupilha são espaços para levar até a comunidade as tradições gaúchas. “Dentro das entidades tradicionalistas mantemos alguns costumes que fazem parte da essência da cultura gaúcha. Através destes espaços conseguimos informar as pessoas que essa essência ainda está viva”, conclui.

Oficinas culturais

Ao longo da última semana as oficinas culturais ministradas pelas entidades tradicionalistas do município também forma destaque na programação da Semana Farroupilha de Montenegro. Quem abriu as atividades das oficinas foi o CTG Os Lanceiros, no último dia 14.

No dia 15 foi a vez do CTG Acácia Negra levar as suas oficinas culturais para o público. A diretora cultural da entidade, Mônica Moraes, afirma que o público pode aprender sobre laço na vaca parada, montaria, como encilhar um cavalo, brincadeiras antigas, chimarrão e um pouco da história da dança gaúcha. “Conseguimos mostrar um pouquinho do que fazermos e disseminamos no CTG”, pontua Mônica.

Na segunda feira, 18, as oficinas tiveram prosseguimento com o GATG 20 de Setembro e nesta terça-feira, 19, será a vez do CTG Estância do Montenegro comandar as atividades. “Teremos oficina de jogo de peteca, vaca parada e dança. Todos estão convidados a participar”, enfatiza o patão, Rodrigo Moraes.

Últimas Notícias

Destaques