Seleção é destinada à qualquer cidadão do Estado que tenha interesse pelo assunto assim como para profissionais e também leigos

Estão abertas, até o dia 18 de setembro, inscrições para a seleção do curso online de formação de cuidadores de idosos. O curso tem como público alvo qualquer cidadão do Estado que tenha interesse pelo assunto assim como para profissionais e também leigos. O objetivo é capacitar estas pessoas sobre o envelhecimento por meio de conhecimentos teóricos e práticos. As inscrições devem ser realizadas através do link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=58766.

Promovidas pela Escola de Saúde Pública (ESP), em parceria com o Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria da Saúde (SES), as aulas ocorrerão em ambiente virtual, mas serão realizados momentos práticos presenciais. O curso começará em 5 de outubro e serão disponibilizadas 25 vagas. Os conteúdos contemplam a prática de cuidados diários com vistas à saúde e bem-estar da pessoa idosa, no âmbito domiciliar e institucional.

Conforme o edital (que você pode conferir na íntegra aqui), a carga horária prevista é de 80 horas, com uso de smartphone como tecnologia mediadora dos momentos não presenciais. Os alunos farão o acesso remoto da aula e do conteúdo dos módulos de 1 a 4 do curso com desenvolvimento de atividades de aprendizagem, com processo avaliativo contínuo. Já o momento prático ocorrerá presencialmente nas dependências da ESP, em Porto Alegre, localizado na Avenida Ipiranga, 6311, bairro Partenon. Ou no prédio anexo na rua Nelson Duarte Brochado, 9, sempre respeitando o protocolo de saúde vigente pelo governo.

Documentação necessária e requisitos

No momento da inscrição, o candidato deverá anexar documentos em pdf. São exigidos RG ou outro documento com foto; CPF e certificado e/ou histórico de ensino médio concluído, todos frente e verso. Para isso, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos; ensino médio concluído; acesso à internet através de computador, celular, tablet (entre outros) e dispor de 10 horas semanais para acompanhar o curso e realizar as atividades propostas.

Seleção

O processo de seleção será através de sorteio público, a partir das inscrições válidas dos candidatos, no dia 23 de setembro, às 14h, com transmissão online a ser divulgado o link, no site na Escola de Saúde Pública (www.esp.rs.gov.br).

As 80 horas serão divididas da seguinte maneira:

64 horas – capacitação teórica em quatro módulos compostos com aulas, seguindo um roteiro de aprendizagem com previsão que cada atividade dure quatro horas;

16 horas – capacitação prática em laboratório, seguindo o planejamento das normas de biossegurança.

Deixe seu comentário