As primeiras atividades foram apresentações de paródias, poemas, mascotes e premiação aos vencedores

Na manhã de hoje, iniciou a programação para a 2ª Semana Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Após a abertura oficial, as primeiras atividades apresentadas foram a apresentação e premiação de paródias, poemas e a escolha do Mascote Aedes.

A chefe da Vigilância em Saúde, Silvana Schons, explica que a temática é trabalhada durante o ano todo nas escolas municipais e que a realização desse evento dá continuidade ao assunto. “Estamos com uma aposta muito grande na educação. Acreditamos que esses pequenos serão cidadãos melhores que cuidarão de seus pátios, por exemplo, seguindo os ensinamentos que estamos passando” salienta.

A escola que ganhou o troféu e elegeu o mascote do evento foi a EMEF Bernardino Luis de Souza. Na escolha das paródias, o terceiro lugar foi para a escola EMEF Profª Maria Josepha e o segundo para a EMEF do bairro São Paulo. O primeiríssimo lugar foi garantido pela Emei Tio Riba. A professora Nadir Terezinha de Oliveira explica que os pequenos do Jardim ensaiaram bastante também em casa, pois a letra da música foi enviada aos pais para que fizessem bonito na apresentação de hoje. Parece que funcionou e a professora está só orgulho. “É muito gratificante“, pontua.

Já na avaliação de poesias, os três vencedores foram da EMEF Eteuvino de Araújo Cruz. Édina Mello, 11, conquistou o primeiro lugar entre os colegas e estava incrédula com o resultado. “Eu fiz sozinha na escola a letra. Eu não esperava ganhar porque tinha tanta gente participando que não parecia possível. Não parece verdade, é um sonho, é incrível”, ressalta. Todas as poesias participantes serão expostas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Isadora Drittrich de Souza, 8, da EMEF do bairro São Paulo afirma que adorou a atividade em que observou o mosquito. “Dava pra ver a larva pela lupa e também o mosquito já formado. Eu gostei muito. Em casa a gente tem cuidado com o mosquito”, destaca ela.

A programação segue até o dia 14, com foco na conscientização sobre a prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chicungunya.

Confira programação completa:
09/11
Panfletagem durante a Feira de Empregos e Profissões

10/11
9h30min – Grafitagem sobre a temática no muro lateral ao prédio SMOP/PGM (Movimento Hip Hop)

11/11
9h às 11h – Panfletagem de conscientização no bairro Timbaúva

12/11 – Mobilização no bairro Timbaúva (Praça São Pedro)
9h às 11h e das 13h30min às 16h – Jogos, brincadeiras e brindes; Descarte Correto; Ecopila

13/11
Atividades de conscientização nas ESF’s, UBS’s e no Hospital Montenegro o dia todo
19h15min – Panfletagem sobre a conscientização na Unisc

14/11
Caminhada temática contra o Aedes e concurso musical com ensino médio
8h30min – Concentração na unidade Sesc seguindo pela Santos Dumont, Ramiro Barcelos e finalizando na Praça Rui Barbosa
10h – Concurso Musical com apresentações dos alunos do ensino médio com escolhe de vencedores
11h – Encerramento

Deixe seu comentário