Receitas caseiras que prometem proteger ou curar o vírus circulam pelas redes sociais e são desmentidas pelo Ministério da Saúde

Ainda não há caso confirmado de coronavírus na região do Vale do Caí, embora Montenegro monitore cinco suspeitos; Brochier, três. No Rio Grande do Sul já são 41 casos confirmados, segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem, 20.

Embora seja uma doença preocupante pelo rápido contágio, o novo coronavírus, descoberto em 31 de dezembro de 2019 na China, carrega outro problema: a desinformação causada pelas fake news que circulam pelas redes sociais. A informação correta também é uma forma de prevenção, então, preparamos uma sequência de dados que foram difundidas nos grupos de WhatsApp recentemente, para esclarecer se são verdadeiros ou não. O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus (Covid-19) são principalmente respiratórios, semelhantes a uma gripe. Os mais comuns são febre, cansaço e tosse seca.

Vídeo – vitamina D previne novo coronavírus?
É MENTIRA! – A informação de que vitamina D, vitamina C são eficazes na prevenção ao novo coronavírus é falsa. Também há relatos na internet de chá imunológico, óleos para combater o coronavírus, chá de abacate e até uísque com mel. Todas essas informações são falsas, de acordo com o Ministério da Saúde. A única forma de prevenir o vírus é seguir as recomendações já divulgadas: lavar bem as mãos; evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença e evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Álcool gel caseiro?
É MENTIRA! – Diferentes postagens mostram como fazer álcool gel em casa, através de misturas diversas, como álcool e gel de cabelo, por exemplo. Essas receitas caseiras, no entanto, são ineficientes, segundo a farmacêutica Cintia Kirch. “Tem uma medida que deve ser seguida com rigor para a fabricação do álcool gel. Acredito que não se vá conseguir fazer em casa o álcool gel necessário para ter a proteção contra o coronavírus ou qualquer outro vírus”. O ideal, segundo ela, é usar água e sabão para a higiene das mãos.

Ambev produzirá álcool gel para hospitais
É VERDADE! – A AmBev anunciou que produzirá 500 mil frascos de álcool gel para distribuir em hospitais da rede pública de São Paulo e Rio de Janeiro e Distrito Federal, lugares com maior número de casos confirmados do novo coronavírus. A informação de que os frascos seriam distribuídos a quem clicasse em um link, que circula nos grupos de WhatsApp, é falsa. A produção é apenas para a distribuição em hospitais.

Coronavírus é uma produção da China?
É MENTIRA! – Nem pela China, nem pelos Estados Unidos. A informação de que o vírus foi criado em laboratório como uma grande manobra econômica mundial é totalmente falsa. Um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, uma das mais importantes do mundo na área, prova isso. Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido constataram que o Covid-19, nome técnico do novo coronavírus, surgiu a partir de processos naturais, resultado de seleção natural.

Gargarejar com água morna mata o vírus?
É MENTIRA! – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desmentiu o boato de que o vírus fica alojado na garganta por quatro dias e que gargarejar com água morna, sal ou vinagre seria suficiente para matá-lo. Segundo a Fiocruz, essas informações são falsas. Também é falso que o vírus morre em temperaturas superiores a 26°C ou 27°C.

Medicamentos eficazes contra a Covid-19?
É MENTIRA! – Essa informação, assim como a notícia de que médicos tailandeses teriam desnvolvido a cura para a doença em 48h é falsa. “Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus”, afirma o Ministério da Saúde. Acontece que há pesquisas em desenvolvimento na busca pela cura da infecção. No entanto, nenhuma conclusão ainda efetiva.

Vacina contra o coronavírus está em produção
É VERDADE! – Há pesquisadores no mundo todo trabalhando para a criação de uma vacina ou tratamento eficaz contra a Covid-19. China e Estados Unidos estão bastante avançados na produção de imunizações. Na China, testes devem iniciar em abril. Nos EUA, a cidade de Seattle, alguns voluntários já estão participando de testes. A previsão é de que essas vacinas cheguem ao público entre 12 e 18 meses.

Aposentadoria suspensa se idosos saírem de casa?
É MENTIRA! – Circula uma fake news dizendo que a Medida Provisória Nº 922, de 28 de fevereiro de 2020, prevê que pessoas com mais de 60 anos que estiverem na rua teriam sua aposentadoria suspensa. Essa informação é mentira. Não há qualquer determinação nesse sentido. A MP informada, inclusive, permite que órgãos da administração federal realizem a contratação temporária de servidores civis federais aposentados.

Deixe seu comentário