Incêndio em granja destrói aviário de R$ 1 milhão que abrigava 9 mil matrizes

Bombeiros e populares impediram que aves morressem

A direção da Granja Forneck, de Pareci Novo, fez questão de agradecer a todos que auxiliaram no combate ao incêndio que ocorreu na noite da última segunda-feira, 14 de agosto, nas dependências de uma das granjas de matrizes da empresa. “Agradecemos a toda a comunidade de Despique e região, pela ajuda. Ver uma vida de trabalho ser tomada pelas chamas não é fácil, mas graças à ajuda de todos foi possível conter o fogo evitando tragédias maiores”, destacou a publicação postada nas redes sociais. “Por último, um agradecimento especial ao Corpo de Bombeiros de Montenegro e aos Bombeiros Voluntários de Harmonia, que se desdobraram para atender a ocorrência”, completa.

Maioria das aves foram salvas. Crédito: Granja Forneck

O incêndio começou pouco antes das 21h em um dos aviários da granja situada na localidade de Despique, no interior do município. O proprietário, José Inácio Forneck, conhecido como “Perninha”, acredita que em decorrência de um curto-circuito começaram as chamas que logo se alastraram pelo aviário de 120 metros de comprimento por 13 metros de largura. Nele estavam alojados mais de 9 mil matrizes (galinhas) para produção de ovos para pintos. O produtor explica que as matizes chegam à granja com 22 semanas de vida e costumam ficar até cerca de 66 semanas. Neste aviário estavam com 44 semanas.
Graças ao apoio de funcionários, vizinhos, parentes e amigos, que se deslocaram de vários locais da região e utilizaram água existente na própria propriedade, conseguiu se realizar o combate inicial ao fogo.

Os bombeiros militares de Montenegro, com o reforço do caminhão e bombeiros voluntários de Harmonia, conseguiram evitar que as chamas se propagassem para os outros dois aviários, o que causaria um prejuízo muito maior. “A grande maioria das aves foram salvas”, destaca o empresário, calculando que cerca de 150 morreram.

Infelizmente o aviário ficou completamente destruído, incluindo também equipamentos como de refrigeração e alimentação. “Não sobrou nada”, lamenta Forneck. A granja possui seguro, mas não irá cobrir todo o prejuízo, estimado em mais de R$ 1 milhão. “O importante é que nenhuma pessoa ficou ferida. Os danos materiais a gente recupera”, concluiu José Inácio Forneck.

Últimas Notícias

Destaques