Carne, Carne Fraca, operação, açougue

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou hoje que Hong Kong suspendeu a importação de carne brasileira. A medida é temporária, de acordo com a MDA. O país é o segundo maior importador de carnes brasileiras e fechou o mercado para todas as empresas brasileiras, não apenas para as investigadas na Operação Carne Fraca.

Com a medida, a importação de carnes congeladas, refrigeradas e aves foi vetada. Somente em 2016, a exportação do produto braileiro para o país asiático representou US$ 1,84 bilhão.

Pouco tempo depois, a Suíça também anunciou o bloqueio, mas não revelou números. O país se junta à China, Chile e União Europeia, que anunciaram na segunda-feira medidas para proibir temporariamente as importações do Brasil ou de empresas específicas acusadas pela PF de subornar funcionários sanitários por certificados de saúde. Os Estados Unidos e outros países disseram que iriam aumentar as inspeções.

Já a Coreia do Sul, que havia anunciado a suspensão temporária da importação de carne brasileira, voltou atrás. O país abriu novamente o mercado para o produto brasileiro, após o governo enviar as explicações solicitadas.

Deixe seu comentário