Público pode circular livremente por todos os espaços

Exposições e atividades marcaram a primeira edição do evento

A cultura esteve em alta em Montenegro nesta terça-feira, 9, com a primeira edição da “Noite dos Museus”. O evento faz parte da programação de celebração aos 110 anos da Estação da Cultura, e ocorreu no Museu de Arte de Montenegro (MAM) e no Museu Histórico Nice Antonieta Schüler, ambos no complexo da Estação.

Exposições interativas chamaram a atenção dos montenegrinos

Foram diversas as atividades inclusas nessa ação, dentre elas, exposições especiais e interativas, apresentações artísticas de músicos da Fundarte, espaço para tirar fotos com roupas do passado e sorteio de brindes. Além disso, foi apresentado um vídeo comemorativo dos 110 anos, contemplado pelo projeto “Cultura na Estação”, e o Instituto Embelleze ofereceu serviços de beleza gratuitos.

No Museu Histórico, artistas da Fundarte encantaram com suas músicas

A passagem era livre em todos os locais e o público pode fazer sua própria turnê a qualquer momento da noite. De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico e Cultural (DIPAHC), Simone Schardong, essa noite foi mais que especial. “Tem muita gente que não conhece os museus, então essa foi uma ótima chance de conhecer, principalmente para aquelas pessoas que trabalham durante o dia”, fala Simone.

Fazer as sobrancelhas, cortar o cabelo e receber massagens relaxantes foram possíveis através do Instituto Embelleze

O evento está sendo organizado a meses e contou com uma grande equipe para que tudo fosse perfeito. William Szulczewski, assistente administrativo da Estação, foi um dos idealizadores da atividade e relata que pensou em algo diferente há dois meses atrás. “Nós observamos como foi a Noite dos Museus em Porto Alegre, e teve ampla adesão do público, então tentamos fazer uma noite dos museus aqui, mas do nosso jeito”, explica William.

Segundo ele, o objetivo é passar um pouco mais a história para a população e abrir os museus em um horário diferente e flexível. “Essa é a primeira noite dos museus, e pretendemos continuar com ela, quem sabe ano que vem com atrações maiores”, diz William.

Vídeo em homenagem aos 110 anos foi exibido durante a noite

Crianças, jovens e idosos estiveram prestigiando a ação. Bianca de Vargas, professora de história, adorou o evento e já quer mais. “Eu achei muito interessante, porque a gente só vê isso em Porto Alegre, e é meio distante para ir. É algo bem legal, que valoriza a cultura da cidade, as nossas tradições e as nossas origens”, comenta. Dentro da programação dos 110 anos, não tem mais nenhum evento previsto, porém as ações e as exposições continuam ocorrendo durante o ano na querida Estação da Cultura.

Deixe seu comentário