O serviço de coleta seletiva de resíduos de Harmonia não está funcionando como deveria, segundo a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A equipe da secretaria percorreu o perímetro urbano da cidade e registrou grande quantidade de lixo deixado pelas calçadas e contêineres, em dias que não há a coleta correspondente àquele tipo de resíduo.

Segunda-feira é dia de coleta de lixo orgânico, mas o que se vê pelas ruas são contêineres transbordando, além de lixo seco deixado nos locais de coleta e em locais irregulares, como cercas, calçadas, árvores, placas de sinalização e até mesmo no chão.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ressalta que todo ano faz ações de conscientização, sempre visando à melhora na separação e na coleta de lixo. Mas ressalta que, se a situação não se resolver, medidas extremas terão que ser tomadas, como notificações aos moradores e proprietários e, em últimos casos, multas.

Confira os cronogramas da coleta seletiva:

Zona Urbana
Lixo orgânico Segunda-feira e quinta-feira
Lixo inorgânico Quarta-feira
Bota Fora 3ª quarta-feira do mês
Zona Rural
Floresta 1ª e 3ª quarta- feira do mês
Linha Renner 1ª e 3ª quarta- feira do mês
Morro Azul 2ª e 4ª quarta-feira do mês
Morro do Cedro 1ª e 3ª quarta- feira do mês
Morro Peixoto 2ª e 4ª quarta-feira do mês
Morro Santo Antônio 2ª e 4ª quarta-feira do mês
Nova Santa Cruz 2ª e 4ª quarta-feira do mês
São Benedito 2ª e 4ª quarta-feira do mês
Saudades 2ª e 4ª quarta-feira do mês
Vila Rica 2ª e 4ª quarta-feira do mês

 

São 25 contêineres espalhados pela cidade, para facilitar a coleta. Veja quais resíduos são considerado orgânicos e inorgânicos.

Harmonia ainda tem o dia do Bota Fora, onde são recolhidos entulhos e demais resíduos que não se encaixam em orgânico e inorgânico. Ele acontece toda terceira quarta-feira do mês. O próximo será no dia 20 de setembro.

Deixe seu comentário