Representantes da empresa visitaram propriedades de Harmonia para conhecer melhor as características de solo, clima e a qualidade das frutas produzidas no Município. FOTO: Anderson Machado/ C5NewsPress

Empresa Servier deseja extrair componente do fruto para produzir medicamento

Os citricultores de Harmonia têm uma nova opção de negócio através da empresa francesa Servier. A farmacêutica tem interesse em pequenas laranjas, tendo a finalidade de extrair delas um componente natural chamado hesperidina. Esse componente, encontroado em grande concentração nos frutos pequenos, é utilizado na formulação de um dos remédios produzidos pela empresa.

Um primeiro encontro entre citricultores e representantes da empresa ocorreu no último dia 19, na Câmara de Vereadores de Harmonia. A reunião teve como objetivo estabelecer um primeiro contato com os produtores para uma possível parceria para o fornecimento das pequenas laranjas, que são abortadas após o processo de floração e desprezadas pela maioria dos citricultores.

Num primeiro momento, foi transmitida aos produtores a proposta de parceria e, após, foram esclarecidos alguns pontos e questionamentos dos produtores rurais. Depois da reunião, os representantes da empresa farmacêutica foram convidados a conhecer uma das propriedades rurais do Município para conhecer melhor as características de solo, clima e a qualidade das frutas. Caso fechem parceria, além da coleta dos pequenos frutos de laranja, os produtores deverão realizar o processo de secagem, com duração entre sete e 20 dias. Essa é uma etapa considerada fundamental para a maior concentração e melhor quantidade do componente.

Segundo o chefe de compras da Servier, Alexandre Torres, o primeiro passo pela parceria foi dado. Agora falta os produtores realizarem a coleta das pequenas laranjas na próxima floração, que deve ocorrer em 30 dias. Serão coletas e posteriormente analisadas as mais diferentes espécies de laranja encontradas no município para serem verificadas a concentração e qualidade de hesperidina presente nos frutos. Após a verificação dos dados e a confirmação da presença do componente dentro dos padrões necessários, deverão ser realizadas novas reuniões e, desta maneira, formalizada a parceria com vários produtores locais.

Fundada em 1954, a Servier é uma empresa farmacêutica francesa que atua em 148 países, tendo no Rio de Janeiro a sua sede brasileira. O laboratório realiza vários estudos para a elaboração de centenas de remédios para os mais diversos usos. Hoje, são 25 medicamentos produzidos e fornecidos pela empresa em solo brasileiro.

Deixe seu comentário