Grêmio terá força máxima para a partida decisiva contra o Flamengo, hoje à noite, no Maracanã. Fotos: Lucas Uebel / divulgação Grêmio

Decisão. Tricolor encara o Flamengo hoje à noite por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Torcida está confiante

Dia de decisão para o Grêmio! Em um Maracanã lotado, a equipe tricolor busca comprovar sua força e eliminar o Flamengo da Copa do Brasil. O time e a torcida estão mais do que acostumados com esse tipo de jogo, mas a cada partida decisiva, a expectativa dos aumenta. Válido pelo jogo de volta das quartas de final do torneio nacional, o duelo de hoje entre cariocas e gaúchos inicia às 21h45min.

equipe, Grêmio, Brasileirão, reserva, elenco, futebol
RRecuperado, Everton é a principal arma do tricolor para o confronto

Os primeiros 90 minutos do confronto terminaram empatados em 1 a 1. Como a partir deste ano a Copa do Brasil não tem mais o chamado “saldo qualificado” (peso maior para gol marcado fora de casa), nenhuma das duas equipes inicia a partida desta quarta-feira em vantagem. Quem vencer avança, e se o jogo terminar empatado novamente, a decisão da vaga vai para os pênaltis.

O técnico Renato Portaluppi conta com todos os titulares para a partida desta noite. Completamente recuperado das dores na coxa direita, o atacante Everton voltou a atuar no último domingo, fez o último gol da goleada sobre o Vitória e é a principal arma da equipe para calar a torcida do Fla no Maraca, que deve ter mais de 50 mil pessoas nesta quarta. Com todo o grupo à disposição, o treinador do Grêmio faz mistério em duas posições para o jogo de hoje.

Na lateral-esquerda, Bruno Cortez e Marcelo Oliveira disputam a titularidade. Após atuação segura no final de semana, Cortez deve ser o escolhido para iniciar a decisão de hoje. No meio-campo, o volante Jaílson teve grande participação no 4 a 0 sobre o Vitória e se credenciou para atuar ao lado de Maicon. Desta forma, o experiente Cícero iria para o banco. Assim, a provável escalação gremista tem Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson (Cícero), Maicon, Ramiro, Luan e Everton; André.

Depois de vencer o Cruzeiro no último domingo pelo Brasileirão atuando com força máxima, o Flamengo deve ter o retorno de dois titulares para o jogo desta quarta. Desfalques por suspensão no final de semana, Renê e Cuéllar voltam ao time esta noite. A maior dúvida do técnico Maurício Barbieri está no ataque. O rubro-negro deve entrar em campo com Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado (Lincoln ou Uribe).

Mesmo que o Grêmio não tenha feito uma grande apresentação no jogo de ida, os tricolores estão otimistas para a decisão desta noite. “O confronto está completamente em aberto. O Grêmio tem total condição de vencer. A ausência do gol qualificado fará com que as duas equipes joguem no ataque. Na minha opinião, é o momento para o Renato apostar na velocidade. Estou confiante, tenho certeza que o Grêmio fará uma brilhante partida e passará para a próxima fase”, afirma o torcedor Leonardo Alex da Silva, 22 anos.

Para Jaime Büttenbender, o técnico Renato Portaluppi deve adotar uma postura mais cautelosa para atuar no Maracanã. “O confronto começa 0 a 0. Quem precisa mostrar força é o Flamengo, jogando em casa. O Grêmio deve se defender e apostar nos contra-ataques. Foi assim que o time ganhou os maiores títulos da história”, analisa.

Gremistas confiam no planejamento realizado pelo clube

Grêmio, Flamengo, Copa do Brasil, decisão, Everton
Reservas do Grêmio vêm dando conta do recado no Brasileirão

Assim como em 2017, quando foi campeão da Libertadores da América, o Grêmio vem priorizando as competições de mata-mata e utilizando muitos reservas no Campeonato Brasileiro. Como o planejamento deu certo na temporada passada, Leonardo Alex acredita que a tática pensada por diretoria e comissão técnica é a correta. “O planejamento desta temporada tem como base o que foi feito ano passado. Então, tenho total confiança na diretoria e na comissão técnica quanto a isso”, destaca.

De acordo com Leonardo Alex, os suplentes do Grêmio têm condições de manter o time na disputa pelo Brasileirão. “Por mais que cause estranheza e até mesmo indignação em muitos torcedores, a priorização é necessária para o plantel do Grêmio. Apostar nas três frentes sabemos que é impossível, até porque temos muitos históricos de lesões no grupo. Eu priorizaria os torneios de mata-mata e colocaria o Brasileiro em segundo plano, mas sem deixar de ser competitivo. O time reserva se mostrou capaz de nos manter entre os líderes”, aponta.

Mesmo que o tricolor precise fazer o resultado para seguir adiante na Libertadores e na Copa do Brasil, o torcedor vê o clube em um grande momento. “Considero a fase tão boa quanto no ano passado. Claro que a saída do Arthur nos deixou apreensivos, mas alguns dos jovens estão demonstrando bom futebol. Temos um time extremamente competitivo e continuamos como um dos favoritos nas competições que disputamos”, enaltece.

Confiante para a sequência da temporada, Jaime aposta na experiência do elenco em decisões. “Na Copa do Brasil e na Libertadores, os mais experientes devem jogar. No Brasileiro, está dando certo usar os reservas, pois os jogos valem pontos e não vaga, como é no mata-mata. Acho que o clube não deve priorizar nenhuma competição”, complementa.

Deixe seu comentário