Everton, Grêmio, jogador, Estudiantes, Libertadores
Em grande fase, Everton é a principal aposta gremista para furar a retranca do Estudiantes esta noite. Fotos: Lucas Uebel / divulgação Grêmio

Libertadores. Tricolor precisa vencer os argentinos para avançar no torneio

O Grêmio tem uma verdadeira decisão no compromisso que encerra a maratona de agosto para o tricolor. Nesta terça-feira à noite, a Arena estará lotada para o duelo entre a equipe gremista e o Estudiantes, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores da América. No primeiro confronto, o time argentino venceu por 2 a 1 e largou em vantagem. Uma vitória simples garante o Grêmio nas quartas de final. Se o tricolor repetir o escore feito pelos hermanos, a vaga será decidida nos pênaltis. A bola rola às 21h45min.

Jael, titular, Grêmio, Estudiantes, Libertadores
Centroavante Jael (de colete) deve ser o escolhido para começar o jogo desta terça

O mês de agosto não foi da maneira que os torcedores gremistas desejavam. O time do técnico Renato Portaluppi foi eliminado da Copa do Brasil, saiu em desvantagem nas oitavas da Libertadores e ficou mais distante da ponta do Campeonato Brasileiro. No entanto, a última partida do desgastante mês que vai se aproximando do final pode deixar o tricolor a apenas seis jogos do tetracampeonato da maior competição do continente.

Cerca de 45 mil pessoas são esperadas esta noite na Arena. Em um jogo que tende a ser de ataque contra defesa, a torcida gremista será o décimo segundo jogador da equipe que busca furar a retranca rival. Como é tradição das equipes argentinas, a catimba deve ser outro adversário do time gaúcho. Por estar em vantagem, o Estudiantes tentará “cozinhar” a partida desde o primeiro minuto.

Para o gremista Marcos Guarani, integrante do Consulado do Grêmio em Montenegro, um gol cedo seria fundamental para garantir a classificação sem sufoco. “Temos que ter paciência. É melhor o Estudiantes se retrancar e não subir ao ataque para impormos nosso jogo e chutar, mesmo de fora da área. Finalizações não determinam eficiência, mas no mínimo aumentam as chances de gol. Anotar um gol cedo nos deixaria mais tranquilos e com a vaga encaminhada”, frisa.

O domínio no meio-campo e a bola parada são fatores que podem definir a classificação gremista, aponta Guarani. “Nosso meio-campo não está dando opções, e mais do que nunca precisamos de experiência e definição. Uma bola parada pode ser crucial nessa partida. Então, temos que rodar a bola na frente da área e cavar faltas”, analisa.

Renato Portaluppi deve escalar Jael de início
A principal dúvida na escalação gremista está no ataque. André e Jael disputam uma vaga. Entretanto, Marcos Guarani iniciaria a partida com uma opção de velocidade ao invés de um centroavante. “Primeiramente, o Renato tem todo o crédito para colocar em campo quem ele acha que deve, pois o objetivo dele e de todos é vencer e garantir a vaga. Eu preferiria o Pepê, mas acredito que, por ser em casa e para colocar a torcida ainda mais ao lado do time, ele vai iniciar o jogo com Jael”, opina.

Na lateral, a experiência de Léo Moura deve ser levada em conta pelo comandante gremista. Assim, a provável escalação do Grêmio para o duelo decisivo tem Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Jael (André).

Confiante na classificação do tricolor nesta terça, Marcos Guarani acredita que a estrela do atual “Rei da América” vai brilhar diante dos argentinos. “Tenho fé que o Luan vai crescer quando precisarmos, e que o time escalado é o que tem melhor desempenho na análise do Renato. Outra implicância que tenho é que as oportunidades para os reservas devem ser levadas em conta. Jogadores como Leonardo Gomes, Pepê, Paulo Miranda e até o Douglas deveriam receber mais chances no time titular”, completa o torcedor.

Deixe seu comentário