Parte da ponte cedeu após temporal em setembro. FOTO: ARQUIVO/IBIÁ

Uma das consequências do temporal de 24 de setembro foi a queda da ponte que liga o Cais do Porto das Laranjeiras com o Balneário Municipal, o Baixio. A estrutura, de mais de 25 anos, cedeu devido a grande vazão da água do Arroio Montenegro, que passa embaixo dela.

Após análises da Prefeitura e até de um engenheiro civil da 11ª Superintendência do Daer/Lajeado, que esteve em Montenegro, um valor para a reconstrução foi solicitado ao governo federal, pelo Ministério da Integração. Recentemente, no entanto, o pedido acabou sendo indeferido.

Conforme Elton José Santos da Silva, coordenador da Defesa Civil de Montenegro, o valor solicitado para a obra, de R$ 695 mil foi considerado alto, de acordo com os padrões de valores de obras do tipo. Com a negativa, a Prefeitura precisou readequar seu plano de trabalho e buscar alternativas mais baratas. Uma nova solicitação já foi enviada.

Agora com um projeto de construção da ponte com galerias, o valor solicitado é consideravelmente menor, de R$ 215 mil, o que está passando por novas análises. Ainda não há previsão de emprenho ou de liberação da verba.

Deixe seu comentário