Soldados, Brigada Militar, ESFESM

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, no Palácio Piratini, o Governador José Ivo Sartori anunciou o chamamento de 683 aprovados nos concursos públicos da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Serão chamados 421 BMs, 101 bombeiros militares, 141 agentes da Polícia Civil e 20 integrantes do quadro de saúde da Brigada Militar. “Estamos autorizando também o chamamento de 500 PMs aposentados para trabalhar em escolas, videomonitoramento e serviços administrativos”, anunciou o governador.

Ao longo da atual gestão, ingressaram no Estado 1.123 servidores da Segurança Pública. Estão em formação outros 1.543 servidores.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, os brigadianos aposentados deverão assumir seus postos imediatamente, enquanto que os demais servidores, passarão pelos cursos da escola de formação. “Diferentemente das demais áreas, na segurança pública, entre o chamamento do concurso e o início da atividade há um prazo. [O candidato] tem que frequentar a escola de Polícia Civil, Bombeiros ou de BM. Esses que estão sendo chamados agora tendem a entrar em serviços daqui a seis meses”.

O secretário afirmou que o RS vive uma situação “desoladora e traumática” na área de segurança pública. Segundo ele, estão sendo tomadas medidas para enfrentar a criminalidade crescente no Estado. “Mas não se muda um quadro de extrema dificuldade em segurança pública do dia para a noite, é um processo de construção”, afirmou Schirmer.

Deixe seu comentário