FOTO: MINISTÉRIO DA ECONOMIA/REPRODUÇÃO

ACUMULADO AINDA É NEGATIVO, mas maioria dos postos fechados já foi recuperada

Montenegro segue a sequência de recuperação no saldo de empregos formais fechados nos meses mais críticos da pandemia de coronavírus. Dados divulgados pelo Ministério da Economia, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, mostram que 82 postos de trabalho foram abertos pelas empresas do Município no mês de setembro. Foram demitidas 601 pessoas, mas contratadas 683. O índice é o melhor para o mês, pelo menos desde 2015, na série histórica obtida pela reportagem.

No acumulado do ano – e com os saldos já ajustados – o dado ainda é negativo. As empresas locais acumulam 142 postos fechados de janeiro a setembro. Mas tendo fechado o primeiro semestre com um saldo de 500 postos extintos, as organizações seguem essa sequência de recuperação iniciada em julho, quando foram abertos 181 vagas. Na sequência, em agosto foram abertas 167. Segundo o Ministério da Economia, até 30 de setembro, 18.218 pessoas estavam empregadas nas empresas de Montenegro.

Na análise por setores da economia local, a Indústria segue em primeiro lugar, com destaque, mais uma vez, à atividade de abate de aves, que apresentou saldo de 71 empregos gerados em setembro. Em segundo, o Comércio fechou com saldo positivo de 59 vagas abertas, especialmente em mercados e supermercados. Pela Construção Civil, 35 postos foram abertos e o destaque foi a atividade de instalações elétricas e hidráulicas.

O saldo negativo, por outro lado, ficou no setor de Serviços, que vinha numa recuperação, mas amargou o fechamento de 72 postos em setembro. No setor, o pior resultado foi na área de proteção e segurança, com 54 demissões em atividades de porteiros, guardas e vigias. O serviço de garçons também teve saldo de 15 vagas de trabalho formais fechadas.

Saldo – 09/2020

Alto Feliz 13
Barão -2
Bom Princípio 184
Brochier 1
Capela de Santana 25
Feliz 4
Harmonia -14
Linha Nova 4
Maratá -21
Pareci Novo -7
Portão -168
Salvador do Sul 2
S. J. do Hortêncio -64
S. J. do Sul 30
S. Pedro da Serra -19
S. S. do Caí 131
São Vendelino 46
Triunfo. 91
Tupandi 262
Vale Real -31

Deixe seu comentário