A cerimônia de abertura dos Festejos Farroupilhas tiveram início nessa sexta-feira, 16, com a Geração Estadual da Chama, no município de Tenente Portela. Oito cavalarianos da 15º Região Tradicionalista (RT) foram responsáveis de ir na cidade localizada no noroeste do Rio Grande do Sul em busca do maior símbolo do Tradicionalismo Gaúcho. A Expansão Estadual acontece no sábado, 17, para 30 Regiões Tradicionalistas do Estado.

Neste ano, Tenente Portela abrigará a 72º Geração e Distribuição da Chama Crioula. A escolha da cidade segue o calendário com revezamento de sedes, sugerido até 2044. Além dos cavaleiros, outros seis tradicionalistas foram em apoio, totalizando 14 pessoas. Na comitiva estão duas prendas, uma a cavalo e outra na retaguarda.

Após receber a centelha, o grupo iniciará a cavalgada de retorno no domingo, 18, passando pelos municípios de Palmeira das Missões, Chapada, Tapera, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale e Santa Clara. A chegada em Triunfo está prevista para o dia 5 de setembro, onde no dia 7 – às 10h, na praça central – ocorrerá a Expansão Regional para as entidades tradicionalista dos 23 municípios da 15ª RT.

Programação em Tenente Portela
18/08 – Sexta-Feira
72ª Geração da Chama Crioula e Cavalgada de Condução da Centelha
Horário: 09 horas
Local: Praça Tenente Portela

Escola do Chimarrão
Horário: Manhã e Tarde
Local: Praça Tenente Portela

17/08 – Sábado
72ª Distribuição da Chama Crioula do Estado
Horário: 09 horas
Local: Parque Águas de Moconá

Escola do Chimarrão
Horário: Manhã e Tarde
Local: Parque Águas de Moconá

Seminário Estadual da Cultura Gaúcha
Horário: 14 horas
Local: CTG Sentinela da Fronteira

Tertúlia Livre
Horário: 15h 30 min
Local: Parque Águas de Moconá

18/08 – Domingo
Festa de Aniversário do Município – com diversas atrações, shows e apresentações culturais
Horário: 14 horas
Local: Praça Imigrantes

Deixe seu comentário