Terceira geração da família que se dedica à fotografia, Leonardo guarda com zelo o álbum que lhe destacou

Leonardo Gonçalves se destacou com o trabalho feito em um casamento na Região Metropolitana

Foi com uma seleção de 20 fotografias de um casamento realizado em Viamão que o fotógrafo montenegrino Leonardo Gonçalves recebeu destaque internacional. O trabalho foi reconhecido junto de outros 27 projetos em uma competição que engloba profissionais de mais de 40 países. Gonçalves, com apenas 21 anos de idade, está com o nome ao lado de experientes fotógrafos de países como Grécia, Portugal, Argentina e Espanha.

Quem faz essa seleção é a “Inspiration Photographers”, uma entidade que engloba profissionais de foto e vídeo do mundo todo. O montenegrino passou a participar dessa organização em meados do ano passado, quando buscou a inscrição e teve todo o seu trabalho analisado para viabilizar a adesão. O site da “Inspiration” garante que, ali, só entram os que têm as melhores e mais inspiradoras fotografias.

Leonardo tem só três anos de empresa própria no ramo, mas a paixão pela foto vem de berço. Ele é a terceira geração da família que se dedica à profissão. “Eu comecei com o meu avô e me criei dentro de um estúdio fotográfico”, recorda. “Então, eu já conhecia e desejava esse prêmio há muito tempo. Fiquei surpreso de ter vindo tão rápido.” O fotógrafo lembra que chegou até a fazer cursos com profissionais que haviam recebido o mesmo reconhecimento que ele agora ganhou.

A categoria que destacou o rapaz foi a “Best Wedding” (o Melhor Casamento, em inglês). Ele conta que precisou selecionar e enviar para análise um conjunto de imagens que formasse uma narrativa do casamento. Na seleção, Leonardo mostra desde o preparo do casal de noivos até a saída dos convidados, de táxi, ao final da festa. “É como se fosse um espectador vendo a história acontecer. E além dessa coerência, as fotos precisavam conversar em estilo, cores e linguagem”, pontua.

O reconhecimento, ele revela, é um sinal verde para que o profissional segmente o trabalho, daqui para frente, às coberturas de casamentos. “Um prêmio é alguém nos dizendo que estamos no caminho certo”, comemora. “Se eu consigo me envolver 100% com o cliente e dar tudo de mim, eu estou feliz, mas o prêmio é uma confirmação.”

E não para por aqui
O reconhecimento na categoria “Best Wedding” pode ir além. Essa premiação é concedida pelo “Inspiration Photographers” duas vezes ao ano. Os listados ali vão acumulando pontos para a grande premiação, que ocorre entre dezembro e janeiro em uma conferência em Portugal. Lá ocorre aquele que é considerado o “Oscar” da fotografia de casamentos, premiando diferentes categorias. “Tem a Lente de Ouro, o Fotógrafo do Ano e o Revelação do Ano, que é o que a gente está esperando”, confidencia Leonardo. A expectativa, agora, é para esta indicação.

CONFIRA AS FOTOS NO LINK ABAIXO:

Best Wedding Awards 8

Deixe seu comentário