INVENTÁRIO do patrimônio histórico do município foi tema em debate
O Movimento do Patrimônio Histórico de Montenegro realizou nessa quarta-feira, 30 de agosto, a primeira edição do Fórum do Patrimônio, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento teve como objetivo trazer reflexões sobre o patrimônio histórico da cidade e informações sobre o inventário que será realizado pelo município.
“A gente comemorou no mês de agosto o dia do patrimônio histórico. Então, o 1º Fórum tem como foco lembrar que o patrimônio é importante e precisa ser valorizado e preservado”, destaca o presidente do Movimento, Ricardo Kraemer. O evento também contou com a participação de proprietários de imóveis históricos do município. “Não podemos deixar de celebrar e dizer para a comunidade que o inventário é um avanço, um primeiro passo que está sendo dado”, pontua Kraemer.
A arquiteta da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, Valéria Wollmann, explicou como será realizado o inventário do patrimônio histórico do município. “O inventário é composto por levantamentos, estudos históricos, culturais e sociais, além de pesquisas a respeito de cada bem que contenha um significado relevante para a comunidade”, pontuou.
Segundo a arquiteta, o inventário também visa estabelecer normas e critérios para melhor definir quais bens necessitam de uma proteção especial. A Comissão Inventariante, composta por integrantes da Prefeitura e do Movimento do Patrimônio Histórico, será a responsável pela revisão do trabalho realizado pela empresa que será contratada.
“São quatro etapas do inventário, a primeira é o levantamento sobre a formação histórica do município. Na segunda acontecem as atividades de campo, na terceira a organização das informações e na quarta a difusão das informações”, explica Valéria. Inicialmente, o inventário será realizado em um perímetro que vai do Cais do Porto até a Esquina da Sorte. A ideia é que mais bens em outros locais da cidade também possam ser inventariados posteriormente.
Nos próximos meses, terão continuidade as ações do Movimento do Patrimônio Histórico de Montenegro, com eventos sobre locais importantes para a história do município. O Palácio Rio Branco, o Caís do Porto e a Estação da Cultura serão tema de debates. “Queremos chamar a atenção para a situação desses locais e refletir sobre a importância deles”, finaliza Kraemer.