Fórum abordará a importância histórica e ambiental do Rio Caí

Evento gratuito acontece no dia 17 de agosto, na Câmara de Vereadores

Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, o Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro promove o 2º Fórum do Patrimônio. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Montenegro, e vai discutir temas relacionados ao patrimônio histórico e cultural da região, com destaque para o Rio Caí e a imigração alemã.

Com o tema “O Rio como Patrimônio”, o fórum abordará a importância histórica e ambiental do Rio Caí, discutindo sua relevância para a construção dos municípios banhados por suas águas e sua influência na formação social e cultural de Montenegro. Além disso, será explorada a história das enchentes e os 120 anos do Porto das Laranjeiras.

Outro tópico do fórum será a comemoração dos 200 anos da imigração alemã na região, destacando a contribuição cultural, social e econômica dos imigrantes para o Vale do Caí. Uma caminhada guiada pelas margens do Rio Caí permitirá aos participantes rememorar a construção do porto com pedras retiradas dos morros locais, enfatizando sua importância econômica e a necessidade de preservação.

O evento inicia às 9h com a abertura oficial. Às 9h30, o professor Caio F. Flores Coelho, da Unisinos, conduzirá um painel sobre a história ambiental do Rio Caí. Às 10h30, Eduardo Kauer, teólogo, historiador e vice-presidente do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro, abordará os 200 anos da imigração alemã. Às 11h, os participantes seguirão para uma caminhada guiada pelo Porto das Laranjeiras. O evento será concluído com um almoço por adesão no Clube Caça e Pesca ao meio-dia.

Quem é o professor Caio F. Flores Coelho
Caio F. Flores Coelho é professor do Curso de Licenciatura em História da Unisinos. Natural de São Sebastião do Caí, RS. Possui doutorado em História (PUCRS 2019-23), mestrado em Antropologia Social (UFRGS 2011-13) e licenciatura em História (Unisinos 2005-8). Sua última pesquisa fala sobre o passado do antropoceno no rio Caí e a longa duração do convívio entre a população que colonizou a região de São Sebastião do Caí e sua percepção desta paisagem. Suas principais áreas de atuação são envolvidas com história ambiental, imaginário, cultura x natureza, transições de longa-duração e história da arte.

Sobre o fórum
Tema: O rio como patrimônio
Data: 17 de agosto (sábado)
Horário: 8h30
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Montenegro, R. Álvaro de Moraes, 1515 – Centro, Montenegro – RS

Últimas Notícias

Destaques