Força do campo desfila em tratoraço na Serra Velha

Realizado pelo quarto ano, o Tratoraço de Serra Velha, no interior de Montenegro, reuniu dezenas de tratores e outros equipamentos pesados na manhã deste sábado, dia 1º, para desfilar a força do campo. Os participantes do evento percorreram um trajeto de 10 quilômetros e depois voltaram a se reunir na Sociedade União para compartilhar um almoço e aproveitar a presença de expositores, exposição de ferramentas antigas e também do estande da Emater-RS/Ascar.

Entre os que participaram do tratoraço estava o casal Lúcia da Silva Gonçalves e Arnildo Vieira Gonçalves, moradores de Sanga Funda. Para eles, o tratoraço é um momento de festa. “Nós nos criamos na roça e a gente gosta muito de trator”, garantiu Lúcia, que usa o veículo diariamente. A produtora rural salientou que alguns dos participantes do evento até já saíram do interior, mas voltam para participar do desfile e andar de trator.

Tratoraço Serra Velha
Lúcia e Arnildo têm no trator um companheiro fiel para o trabalho na roça

O trator é companheiro na rotina no trabalho de Lúcia e Arnildo na silvicultura e produção de carvão. “Nós usamos ele mais do que o ‘auto’. É todo santo dia. Às vezes não do domingo – e olha lá”, afirmou a produtora rural. “O trator é uma super máquina para nós, é tudo que nós precisamos”, assegurou.

Douglas reuniu a família para participar do evento

Morador de Morros dos Cavalos, em Paverama, Douglas Daniel da Motta Sarmento também se fez presente. “Vim para prestigiar o evento, é bonito”, afirmou enquanto assava uma carne em cima do carretão do seu trator. Acompanhado da família, ela participava pela primeira vez de um tratoraço. Assim como Lúcia e Arnildo, ele disse que o uso do trator é constante na sua lida diária.

O presidente da Sociedade União, Evanir Sarmento Pereira, ressaltou que o objetivo do encontro é motivar o agricultor e também promover um momento de confraternização. “Muitos vizinhos às vezes passam muito tempo e nem se falam, ficam no trabalho e na correria do dia a dia. Hoje ficam aí o dia todo”, comentou. Ele também ressaltou a importância do veículo para a lida no campo. “Hoje sem o trator não se faz mais nada”, assegurou.

Últimas Notícias

Destaques