Carros ficaram estacionados em frente ao palco no estacionamento da Unisc

Atrações principais do “Natal é Arte” ocorreram nesse final de semana

Levar o espírito natalino à comunidade garantindo a segurança de todos. Essa foi a definição do objetivo da programação do “Natal é Arte” que teve, nesse último final de semana, suas principais atrações em Montenegro. As atividades foram construídas e oferecidas em uma grande parceria entre a Prefeitura, a Fundarte, a Associação Amigos da Fundarte, o Sesc, a Unisc e o Ministério do Turismo.

Exigiu muito trabalho, dedicação e adaptação a uma nova realidade vivida no contexto da pandemia de coronavírus. Tanto na sexta como no sábado, as duas apresentações especiais ocorreram num formato “drive-in”. Cada família de espectadores ficou dentro do seu carro, assistindo o show na sua frente. Quem não pôde ir, ainda teve a chance de acompanhar tudo nas transmissões ao vivo pelas redes sociais da Fundarte e do Sesc. Sem aglomeração, mas com muita magia!

“Achei uma ideia bem criativa dos organizadores. Uma maneira diferente para não deixar passar em branco essa data”, destacou Sammy Brochier sobre o formato da atração que acompanhou, durante o sábado. Ela assistiu ao espetáculo Orquestra de Brinquedos com a amiga Amanda Eidt e os pequenos Davi Brochier e Laura Eidt, que aplaudiram, cantaram e se divertiram à beça com o programa de Natal diferenciado. “Para as crianças é muito bom também, oportunidade para eles saírem de casa um pouco e se divertirem”, pontuou Sammy.

Muito alegres, Laura Eidt e Davi Brochier acompanharam atentos ao espetáculo

No estacionamento da Unisc, no bairro Zootecnia, a programação do Natal é Arte iniciou na sexta, dia 11, com o espetáculo Alma Única, um show feito exclusivamente por artistas montenegrinos. E o público – presencial e online – pôde prestigiar o trabalho dirigido por Therezinha Petry Cardona e Tita Sartor, numa apresentação que entrelaçou um recital de Música de Câmara com voz e balé; reunindo pérolas do repertório erudito europeu e do colorido da música brasileira.

O Alma Única encantou com intervenções da bailarina Débora Brandt Alencastro aliadas às diferentes combinações dos intérpretes; como a voz da soprano Rosimari Oliveira, a harpa de Leandro Cardona, a flauta de Tita Sartor, o violão de Marcos Corrêa e a percussão de Rafael Marques. Foi uma reunião de linguagem que fez jus ao título do Município de “Cidade das Artes”.

Papai Noel deu seu recado num formato digital. FOTO: FUNDARTE/DIVULGAÇÃO

Brinquedos músicos
No sábado, dia 12, foi a vez da Orquestra de Brinquedos se apresentar no estacionamento da Unisc; e, nos mesmos moldes, cada um assistiu do seu carro ou pela internet. Dezenas de famílias compareceram. A apresentação é fruto da imaginação do premiado músico Yanto Laitana, um espetáculo musical inteiramente tocado por instrumentos de brinquedo. Vestidos como soldadinhos, cinco músicos apresentaram composições conhecidas que foram desde o Pezinho, do nosso folclore gaúcho, até músicas famosas mundialmente, como Imagine, dos Beatles.

E apesar do formato incentivar a distância, a música, a dança e toda a interação fizeram com que o público se sentisse parte do espetáculo. “É uma grande ideia, tiveram super aprovação nossa. Não deixaram a desejar, e já fica a ideia para se repetir, mesmo após a pandemia”, apontou Laila da Silveira, empolgada pela forma como as restrições impostas pela atual realidade foram superadas. Ele acompanhou cada minuto junto do marido, Leandro Lara, e do filho, Henrique da Silveira Lara.

Laila da Silveira, Henrique da Silveira Lara e Leandro Lara. Show foi em família

Para o domingo, um terceiro evento estava previsto, mas acabou cancelado devido às condições climáticas. Será remarcado. Seria a apresentação do artista Rodrigo Soltton com seu projeto Música a Domicílio. Em cima de um caminhão, ele apresentaria um repertório musical eclético, junto de clássicos temas natalinos, pelas ruas de diferentes bairros do Município. Para o próximo sábado, dia 19, o “Natal é Arte” prevê um cortejo musical natalino pelo comércio local durante a manhã. Ainda há a previsão de um concerto com orquestra na Catedral São João Batista na noite do dia 21.

Deixe seu comentário