Com o céu laranja pelo pôr do sol que se aproximava e dezenas de olhos voltados para o Rio Caí, Nossa Senhora dos Navegantes desembarcou, em frente à Câmara de Vereadores de Montenegro, às 19h10min desse domingo, 02 de fevereiro, dia dedicado a ela na fé católica.

A santa foi carregada pela embarcação São Bento. Carlos Gilberto Isse, 69, proprietário do barco, conta que há mais de 30 anos já faz a procissão. “É com muita alegria que fazemos, agradecendo a Deus por esse ano que passou e pelo ano que está iniciando. E sempre com a bênção de Nossa Senhora”, afirma.

Ele, que se diz honrado pela oportunidade em levar a santa até os fiéis, também conta que tem suas histórias de salvação envolvendo Nossa Senhora. Uma delas foi no rio Jacuí, quando nadava, há alguns anos. Gilberto revela que estava perdendo as forças e não havia onde se segurar, então, agarrou-se à fé e pediu por Nossa Senhora. “E ela me levou até a margem”, conta. Ele começou a acompanhar as procissões junto com o pai e, hoje, os filhos e a esposa também o acompanham e ajudam na missão.

Após a santa atracar em frente à Câmara de Vereadores, o padre Pedro Nicolau Schneider abençoou os Remadores de Montenegro, que vieram à frente do barco São Bento, escoltando a santa até o Cais. Em seguida, fiéis formaram uma procissão cheia de fé e cânticos religiosos até a igreja da Tanac, onde foram abençoados e, posteriormente, houve a missa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.

Com uma linda rosa dedicada à Santa, Neusa de Oliveira Pletsch, 73, segue sua tradição anual, de seguir a procissão até a igreja e assistir à celebração religiosa. “Todos os anos eu trago a rosinha do mesmo pé de roseira, do lado da minha casa, da minha sobrinha”, revela. “É para Nossa Senhora nos trazer bastante luz, paz e bastante saúde”. Dona Neuza, que é muito devota de Navegantes, conta que já teve muitas graças alcançadas pela interseção da santa. “Meu marido já foi caminhoneiro e agora é taxista. E ela é mãe dos caminhoneiros. Por isso a gente reza, para proteger ele bastante”, afirma.

Deixe seu comentário