Os filmes podem ser de grande ajuda para os pequenos entenderem a importância de cuidar do Meio Ambiente. Usando os temas ambientais no roteiro, essas obras trazem questões como: cuidar da água, não jogar lixo no chão, proteger os animais, preservar a natureza, etc. Além disso, também ajudam a entrar no tema de forma leve e divertida, prendendo a atenção das crianças. Veja algumas dicas.

Procurando Nemo (2003)
Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo. A aventura do peixe-palhaço apresenta o maravilhoso ecossistema marinho e também trata da questão da poluição das águas.

Os Sem Floresta (2006)
Após despertar de um longo período de hibernação, um grupo de animais da floresta encontra uma enorme cerca ao redor de seu habitat. Eles ficam assustados só de pensar no que há por detrás da cerca, até que guaxinim R.J. revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. Intrigados com as comidas dos humanos, os animais resolvem cruzar a fronteira, se metendo em diversas confusões.

Bambi (1942)
Em uma floresta, os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi. Ele foi chamado de “Príncipe da Floresta”, pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.

Vida de Inseto (1998)
Flik é uma formiga cheia de ideias e sempre causa problemas na sua colônia. Seu último acidente foi destruir os alimentos que seriam usados para pagamento ao gafanhoto Hopper. Agora, Hopper está exigindo o dobro, senão a colônia será aniquilada. Para evitar o desastre, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local, e quando encontra um bando de insetos voadores, ele acredita que encontrou a sua salvação. O filme apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema.

Bee Movie – A História de uma Abelha (2007)
A recém-formada abelha Barry acha a vida de trabalhar com mel desinteressante. Ele voa fora da colmeia pela primeira vez e conversa com um humano, quebrando uma primordial regra de sua espécie. Barry então descobre que humanos têm roubado e comido mel há séculos e decide processar a humanidade.

Wall-E (2008)
WALL-E, abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-class, é o último robô deixado na Terra. Ele passa o dia arrumando o lixo do planeta. Mas por 700 anos, WALL-E desenvolveu uma personalidade e é mais do que um robô. Ao avistar Eve, uma sonda mecânica em missão na Terra, ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.

Rio (2011)
Dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, Rio conta as aventuras de Blu, uma arara azul em extinção que vive uma vida tranquila no interior dos Estados Unidos. Até que, a convite de um cientista, se muda para o Rio com sua amada dona para procriar com a única arara de sua espécie ainda existente, Jade. Ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de tráfico de aves raras, eles precisam unir forças para escapar do cativeiro.

O Rei Leão (2019)

Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar faz com que Mufasa o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida. Há a mensagem de que é preciso respeitar o meio em que se vive independentemente de quem você é e do que você faz.

Deixe seu comentário