O final de semana está sendo de diversas celebrações religiosas em homenagem ao padroeiro de Montenegro, São João Batista. O dia do santo é segunda-feira, 24. Neste sábado, 22, ocorreu a missa na Catedral seguida da tradicional procissão luminosa. Os fiéis lotaram a igreja e, segurando velas, tomaram as ruas até o Seminário São Paulo Apóstolo (gruta de Nossa Senhora Aparecida). Foi um momento de muita fé e gratidão. Eles seguiram pela rua Olavo Bilac até a Apolinário de Moraes, onde fica o acesso ao seminário. Lá no alto, em um local bonito, bem cuidado e aconchegante está a santa.

O pároco da Catedral, Diego Knecht, salienta o evento como significativo para toda a comunidade católica. “Toda procissão é um momento de demonstrar, publicamente, a fé e também de mostrar que o povo está caminhando sempre. Procissão para nós tem esse sentido e o povo entende isso. Se todos estão caminhando, no sentido figurado, para o céu, nós também aqui estamos caminhando na terra”, explica. “Uma coisa é viver a fé e outra é experimentar. A caminhada é uma forma de demonstrar que tu vive a tua fé”, completa.

Geralmente, são três grandes procissões durante ano na Semana Santa, Corpus Christi e, Semana do Padroeiro. Neste ano, a procissão saiu da Catedral e foi até a gruta. Em anos anteriores, o trajeto era pela Ramiro Barcelos até a Praça Rui Barbosa.

Durante a caminhada, houve momentos de orações e de cantos. No final, houve um momento de reflexão e benção da família, concedida pelo padre Augusto Schneider. também responsável por celebrar a missa. Também participaram o padre Diego e o bispo emérito da Diocese de Montenegro, Dom Paulo de Conto.  No fim da missa, Diego convidou todos os fiéis que participaram dos nove dias da novena encerrada hoje a subirem no altar.

 

Entre as centenas de pessoas presentes estava o casal Osmar Lopes Filho, 61 anos, e Carmem Luiza Lopes, 57. Moradores do bairro Santo Antônio, o policial militar aposentado e a cozinheira costumam participar das procissões. “Nós temos muita fé. Viemos buscar benção para nós, nossas famílias e todo mundo”, enfatiza Carmem.

O domingo, 23, também tem atividades. A primeira uma missa às 9h, na Catedral celebrada pelo bispo Dom Carlos Rômulo. Na sequência, será a vez de uma procissão motorizada pelas ruas da cidade até o CTG Estância do Montenegro. Onde ocorreu um almoço e, à tarde, revelação do Rei e Rainha da Festa 2019 e um baile com animação da Banda Luar.

Deixe seu comentário